Blocos carnavalescos de Campina Grande terão permissão para desfilar, mas terão que seguir normas

Reunião entre autoridades e blocos define novas regras para o desfile

Da Redação

Campina Grande, 19 de janeiro de 2024 – Uma reunião realizada nesta quinta-feira (18) entre representantes de poderes públicos, de segurança, instituições e blocos carnavalescos definiu que os blocos poderão desfilar durante o Carnaval em Campina Grande, Paraíba. Inicialmente, um decreto havia proibido o desfile de blocos nos principais pontos da cidade entre os dias 8 e 13 de fevereiro.

A nova decisão estabelece que os blocos carnavalescos podem desfilar no período do Carnaval, desde que respeitem uma distância de 1 km em relação aos locais onde ocorrem cultos ou missas católicas.

Por exemplo, o bloco Jacaré do Açude Velho, que estava programado para sair próximo ao Parque do Povo, teve seu percurso ajustado para respeitar a distância de 1 km do evento religioso mais próximo, que é a Consciência Cristã realizada no Parque do Povo. O novo percurso do bloco inclui a saída da frente do Instituto São Vicente de Paula, seguindo pelo lado leste do Açude Velho em direção ao Memorial de Jackson do Pandeiro.

O acordo foi alcançado após uma decisão judicial derrubar o decreto original que proibia o desfile dos blocos. O novo acordo, conhecido como Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), contempla questões de segurança, ambientais e os interesses de todas as partes envolvidas nos eventos carnavalescos.

Os blocos que ainda não se inscreveram para desfilar no carnaval de Campina Grande têm um prazo adicional de 48 horas para fazer a inscrição no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede). Além disso, os organizadores dos blocos devem comunicar aos órgãos de segurança sobre o desfile planejado.

A prefeitura de Campina Grande não emitirá um novo decreto, pois o acordo firmado entre as partes envolvidas é considerado suficiente.

O decreto original, assinado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, havia proibido a realização de blocos carnavalescos nos principais pontos da cidade durante o período de 8 a 13 de fevereiro. O decreto seguia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o município e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e afetaria 28 blocos, eventos particulares e algumas troças.

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) havia emitido uma ação civil pública contra o decreto da prefeitura, contestando a restrição do desfile de blocos carnavalescos durante o Carnaval.

Com a nova decisão, os foliões terão a oportunidade de aproveitar os desfiles de blocos carnavalescos durante o período festivo em Campina Grande.

Seja o primeiro a comentar on "Blocos carnavalescos de Campina Grande terão permissão para desfilar, mas terão que seguir normas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*