UFPB avança para terceira posição de melhor universidade do Nordeste, segundo ranking internacional

Avanço significativo no Webometrics Ranking of World Universities destaca a Federal da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alcançou uma posição de destaque ao ser considerada a terceira melhor universidade do Nordeste, de acordo com a 20ª edição do Webometrics Ranking of World Universities. Em comparação com o levantamento anterior divulgado em 2022, a UFPB avançou uma posição entre as melhores universidades da região, subindo da quarta para a terceira posição. Além disso, registrou um avanço significativo no ranking global, saltando 43 posições, indo da 975ª para a 932ª colocação, dentre mais de 32.000 instituições de ensino superior avaliadas.

A UFPB também se destaca nas classificações latino-americanas, ocupando a 32ª posição, e no cenário nacional, figurando na 18ª colocação entre as instituições de ensino superior do país.

A metodologia do ranking considera três métricas principais: visibilidade, transparência e excelência. A visibilidade avalia o impacto do material relacionado à instituição na internet, a transparência considera o número de citações dos autores mais relevantes da universidade e a excelência refere-se ao número de pesquisas entre as 10% mais citadas em cada uma das 27 disciplinas da base de dados Scimago.

De acordo com o ranking, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocupa o primeiro lugar, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em segundo.

O Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), principal organismo público de pesquisa da Espanha. O ranking utiliza indicadores como presença, visibilidade, transparência e excelência para avaliar as instituições acadêmicas e promover a publicação de resultados científicos em acesso aberto.

Seja o primeiro a comentar on "UFPB avança para terceira posição de melhor universidade do Nordeste, segundo ranking internacional"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*