Torneio de futebol abre a I Olimpíada de Inverno Socioeducativa

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) iniciou nesta segunda-feira (9) a I Olimpíada de Inverno Socioeducativa. A ação é mais uma possibilidade de promover o aprendizado, a interação e a sociabilidade entre os socioeducandos e faz parte do Projeto Ressignificando Caminhos na Socioeducação. A programação consiste em um conjunto de atividades educativas, esportivas, passeios e visitas monitoradas a parques e museus.

As ações têm a participação de profissionais que atuam no Apoena, espaço de arte, esporte, cultura e lazer administrado pela Fasepa, em conjunto com a equipe multidisciplinar das unidades de atendimento socioeducativo localizadas na região metropolitana. O evento foi marcado por uma partida de futebol de salão entre os jovens que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Jovem Adulto Masculino (Cijam) contra os rapazes do Centro Socioeducativo Masculino (Csem) e com a participação de 20 socioeducandos.

“Isso é algo muito importante, porque a gente se sente melhor e mais aliviado jogando futebol. Quando estava em liberdade, eu treinava futebol de salão. Estar aqui no Cijam com os outros socioeducandos que, assim como eu, estão na medida socioeducativa, melhora a convivência e a interação”, disse um adolescente que está há três meses cumprindo medida socioeducativa no Csem. Ele espera que o time dele possa evoluir ao longo da competição para se tornar campeão.

A agenda vai até o dia 27. Os organizadores esperam alcançar 170 jovens em todas as atividades. Além disso, as ações terão como referências artísticas e culturais as comemorações por conta do aniversário de 401 anos de Belém, que se comemoram no próximo dia 12. Na terça-feira (10), por exemplo, oito jovens que cumprem medida socioeducativa no Cijam farão uma visita monitorada a um dos cartões postais da cidade, o Polo Joalheiro.

A coordenadora da Ação Talentos da Fasepa, Marta Santos, diz que o objetivo é proporcionar a interação de toda a comunidade socioeducativa

A coordenadora da Ação Talentos da Fasepa, Marta Santos, diz que o objetivo é proporcionar a interação de toda a comunidade socioeducativa com uma programação voltada às práticas esportivas, visitação aos pontos turísticos e sessões de cinema. “A Olimpíada de Inverno é uma forma de homenagearmos também o aniversário de Belém. Por isso pensamos nas visitas aos pontos turísticos da cidade e nas sessões de cinema, que serão alusivas à data. Por ser um mês de muita chuva, acaba dificultando a realização de algumas atividades nas próprias unidades socioeducativas”, diz.

Entre os jovens que estão na medida socioeducativa, o futebol é o esporte que mais se destaca, respondendo por 90% da preferência. Entre os muitos benefícios que a atividade esportiva traz ao jovem estão o respeito às regras e ao adversário, a disciplina, a competitividade e a convivência entre os participantes, destaca o professor de educação física Ricardo Resende. “A atividade física, esportiva, é muito importante porque é uma forma de eles terem melhor qualidade de vida. Quando essas atividades são acompanhadas de perto, fazendo com que eles respeitem as regras e passem a enxergar esse momento de forma diferenciada, passam a assimilar esse processo de outra forma”, ressalta.

Para o professor de educação física Ricardo Resende, a atividade esportiva proporciona aos socioeducandos melhor qualidade de vida

 

Seja o primeiro a comentar on "Torneio de futebol abre a I Olimpíada de Inverno Socioeducativa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*