Setembro Amarelo: João Pessoa registra 319 tentativas de suicídio em sete meses

De janeiro a julho deste ano, 319 pessoas tentaram suicídio em João Pessoa, com 39 casos fatais. A maioria dos casos ocorreu entre indivíduos de 15 a 39 anos

Da Redação

João Pessoa, 10 de setembro de 2023 – De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), 319 pessoas em João Pessoa tentaram suicídio de janeiro a julho deste ano, com 39 casos fatais. A maioria das vítimas tinha entre 15 e 39 anos. Esses números destacam a importância contínua da prevenção ao suicídio na cidade.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, marcando o Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em João Pessoa, no entanto, as ações preventivas ocorrem durante todo o ano como parte da política de promoção à saúde mental e combate ao suicídio. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) da Prefeitura oferece assistência especializada à população e promove discussões sobre o tema regularmente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que equivale a uma morte a cada 100 registradas. No Brasil, são quase 14 mil casos por ano, cerca de 38 suicídios por dia. A OMS também aponta que 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, com mais de 11 milhões de casos no Brasil.

Em João Pessoa, em 2022, foram registradas 676 tentativas de suicídio, com 68,34% envolvendo mulheres. No entanto, entre as tentativas, 84,78% dos óbitos eram de homens.

A Secretária de Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, enfatiza a importância da atenção à saúde mental e incentiva as pessoas a buscarem ajuda quando necessário. Ela observa que, embora as mulheres façam mais tentativas de suicídio, os homens são mais propensos a morrer devido a essas tentativas, destacando a necessidade de cuidados com a saúde mental para todos.

O atendimento à saúde mental em João Pessoa é realizado por meio da Atenção Básica, Policlínicas Municipais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros serviços especializados. A cidade oferece assistência a pessoas de todas as idades e promove uma abordagem multidisciplinar para lidar com questões de saúde mental.

Seja o primeiro a comentar on "Setembro Amarelo: João Pessoa registra 319 tentativas de suicídio em sete meses"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*