Polícia Federal desencadeia operação Deep Blue para combater comércio ilegal de Turmalina Paraíba

Investigação visa coibir atividades ilegais de extração e venda do valioso minério

Da Redação

Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Federal lançou a Operação Deep Blue, com o objetivo de investigar e combater o comércio ilegal do minério Turmalina Paraíba.

Segundo informações da investigação, o minério estava sendo comercializado, inclusive pela internet, por indivíduos e empresas sem autorização para exploração, indicando que os exemplares eram extraídos de minas ilegais ou não eram declarados à Agência Nacional de Mineração e à Receita Federal pelos titulares dos títulos minerários.

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Campina Grande, Santa Luzia, Equador (RN) e Parelhas (RN).

O nome da operação, “Deep Blue”, que remete à coloração azulada das gemas de “turmalina paraíba” e à sua extração em minas profundas, busca enfatizar a complexidade e gravidade do caso.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como usurpação de recursos da União, extração de minério sem licenciamento ambiental e sonegação fiscal associada à lavagem de produtos dos crimes mencionados.

Seja o primeiro a comentar on "Polícia Federal desencadeia operação Deep Blue para combater comércio ilegal de Turmalina Paraíba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*