Parque Estadual da Pedra da Boca na Paraíba tem potencial teconhecido como geoparque da Unesco

Pesquisa destaca características únicas que o tornam um patrimônio geológico mundial

Araruna, 17 de setembro de 2023 – O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, recebeu reconhecimento internacional como um local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa, publicada em julho de 2023 na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques, aponta que a área possui um potencial significativo para se tornar um geoparque da Unesco.

O estudo, que durou cerca de dois anos, foi conduzido como parte da dissertação de mestrado de Hígor Lins, com a colaboração dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro. As conclusões da pesquisa destacam que as características geológicas únicas da Pedra da Boca a tornam de interesse global.

O Parque Estadual Pedra da Boca é caracterizado por formações rochosas de granito, uma rocha extremamente resistente, o que é incomum na região semiárida brasileira. O pesquisador Marco Túlio ressalta que o que mais chama a atenção em Araruna são as formas espetaculares nas rochas, moldadas por processos químicos, incluindo a ação da água.

A peculiaridade dessas formações é que, enquanto no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, há fenômenos semelhantes, o clima é úmido. Em contraste, Araruna está situada no semiárido, onde as rochas geralmente são moldadas por processos físicos, como a erosão.

A exposição das rochas em uma área de predominância da caatinga torna-as visíveis e suscetíveis à influência da água, resultando em formas únicas e extremamente impressionantes que refletem as mudanças geológicas ocorridas nos últimos 20 milhões de anos.

A avaliação do Parque Estadual Pedra da Boca abrangeu quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. Isso incluiu considerações sobre o potencial turístico, acessibilidade, infraestrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, além do potencial científico com base na quantidade de trabalhos publicados sobre o local.

Os pesquisadores enfatizam que o parque estadual apresenta características ideais para se tornar um geoparque da Unesco, com seu alto valor científico e sua utilização para turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Isso não apenas beneficia a comunidade local, gerando renda, mas também destaca a importância da geoconservação e do geoturismo.

Atualmente, o Brasil conta com cinco geoparques, e o Parque Estadual Pedra da Boca se tornaria o primeiro da Paraíba a receber esse reconhecimento. Com o selo da Unesco, a área ganharia um certificado de importância científica e sustentabilidade global. No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas, políticas públicas e investimentos para consolidar essa conquista e promover o desenvolvimento socioeconômico da região.

Hígor Lins, o pesquisador por trás do estudo, ressalta que essa pesquisa deve destacar a necessidade de investimentos que estimulem a geoconservação e o geoturismo, resultando em melhorias reais na vida das comunidades próximas a esses locais geologicamente notáveis.

Seja o primeiro a comentar on "Parque Estadual da Pedra da Boca na Paraíba tem potencial teconhecido como geoparque da Unesco"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*