Para professor, prova do TJ-CE vai exigir atenção com Língua Portuguesa

Alexandre Zamboni dá dicas de como se preparar para o certame que será aplicado em setembro

Até o dia 16 de agosto, os candidatos interessados em prestar o concurso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) devem se inscrever no site da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas, para as vagas de técnico judiciário e técnico administrativo. O edital foi publicado neste mês com oito lugares para início imediato e uma formação de cadastro de reserva com 320 nomes. 

As provas serão aplicadas no dia 15 de setembro e terão duas etapas: uma objetiva (questões alternativas) e outra discursiva (redação). O salários do técnicos judiciários (que exige ensino superior) é de R$ 5 mil. 

Para o professor Alexandre Zamboni, entrevistado pelo jornal Folha Dirigida, algumas coisas devem ser levadas em conta na hora de realizar a prova do concurso TJ-CE: a primeira é que o edital não prevê questões de Matemática e/ou Raciocínio Lógico. A segunda é que os candidatos devem se preparar para acertar ao menos metade de cada bloco de perguntas e não zerar em nenhuma delas. 

“Se o candidato acertar as 22 de Português, ele terá atingido e até passado o mínimo do bloco (15 questões), mas levaria ponto de corte se zerasse as oito perguntas de Organização Judiciária e Direito das Pessoas com Deficiência, por exemplo”, disse ele. 

Segundo Zamboni, os candidatos devem se ater especificamente à prova de Português, porque é o módulo com mais questões. Assim, várias medidas podem ser utilizadas para melhorar tanto o estudo das questões como a redação. 

Professores sugerem que a preparação para a redação siga três pilares: o primeiro é a prática de escrever e ler, seja por meio de jornais, revistas ou livros. O segundo é manter a simplicidade, sem palavras rebuscadas e difíceis ou ironias e sarcasmos; e o último é manter uma estrutura textual coesa: um texto dissertativo-argumentativo deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, em que os argumentos se organizam e se sucedem. A redação é importante porque a menção obtida nela corresponde a 20% da nota total do exame. Nesse ponto, as formalidades que uma redação deve possuir contam na hora da correção. 

“Escreva de forma legível, pois muitos candidatos têm nota diminuída pelo simples fato de o examinador não conseguir entender o que está escrito”, continua Zamboni. 

O concurso faz parte de um rol de certames entre os mais buscados no Brasil neste ano: de acordo com o Gran Cursos Online, agência especializada no setor, a região Nordeste atrai um total de 118.976 interessados em cargos do funcionalismo estatal. Após aprovados, os técnicos judiciários serão enviados para comarcas no interior, enquanto o profissional administrativo vai trabalhar em Fortaleza.

As inscrições exigem um pagamento de R$ 58 e há vagas reservadas para pessoas com deficiência e cotas para candidatos negros.

Seja o primeiro a comentar on "Para professor, prova do TJ-CE vai exigir atenção com Língua Portuguesa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*