Operação “Não Seja um Laranja 3” combate fraudes bancárias eletrônicas na Paraíba e em outros 9 Estados

(Foto: Marcelo Camargo)

Polícia Federal, com apoio da Febraban, executa mandados de busca e apreensão em diversos estados, mirando indivíduos que cedem contas bancárias para a realização de golpes eletrônicos

Da Redação

Brasília, 28 de novembro de 2023 – A Polícia Federal, em uma ação coordenada com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), deflagrou nesta terça-feira (28) a operação “Não Seja um Laranja 3”, visando desarticular esquemas de fraudes bancárias eletrônicas em larga escala. A operação ocorre simultaneamente na Paraíba e em mais nove estados brasileiros, com foco em indivíduos conhecidos como “laranjas”, que emprestam suas contas bancárias para a movimentação de recursos provenientes de golpes.

A ação envolve o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos estados do Acre (1), Alagoas (2), Amapá (1), Goiás (2), Maranhão (2), Minas Gerais (1), Paraíba (6), Pernambuco (1), Piauí (2) e Rio Grande do Norte (1). Na Paraíba, o estado com o maior número de mandados, as cidades de Campina Grande, Cabaceiras e Caturité foram alvos das diligências.

Nos últimos anos, a Polícia Federal observou um crescimento na participação consciente de pessoas físicas em redes criminosas, que cedem suas contas bancárias em troca de remuneração. Essa prática tem facilitado a realização de fraudes bancárias eletrônicas, prejudicando um grande número de cidadãos.

A operação “Não Seja um Laranja 3” investiga uma série de delitos, incluindo associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As penas para esses crimes podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Seja o primeiro a comentar on "Operação “Não Seja um Laranja 3” combate fraudes bancárias eletrônicas na Paraíba e em outros 9 Estados"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*