Operação Indignus 2: Padre Egídio e outros dois tem mandados de prisão decretados pela justiça

Justiça da Paraíba emite mandados de prisão contra padre Egídio de Carvalho Neto e outros ex-dirigentes do Hospital Padre Zé, suspeitos de desvio milionário de verbas

Da Redação

João Pessoa, 17 de novembro de 2023 – A Justiça da Paraíba emitiu nesta sexta-feira (17) três mandados de prisão contra ex-dirigentes do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, em uma ampla investigação de corrupção. Entre os alvos está o padre Egídio de Carvalho Neto, ex-diretor da instituição, suspeito de desviar até R$ 140 milhões da entidade. Também foram emitidos mandados contra Amanda Duarte, ex-tesoureira, e Jannyne Dantas, ex-diretora administrativa do hospital.

Os mandados fazem parte da Operação Indignus 2, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), com o objetivo de combater a corrupção. A operação é uma sequência da investigação iniciada em outubro deste ano, inicialmente focada no desaparecimento de mais de 100 celulares doados ao hospital, que mais tarde revelou um esquema de desvio de verbas muito mais grave.

De acordo com o Gaeco, os desvios de recursos públicos operacionalizados através do Instituto São José, responsável pelo Hospital Padre Zé, e da Ação Social Arquidiocesana, começaram em 2013 e se estenderam até setembro de 2023. Os recursos desviados eram destinados a programas sociais essenciais, como a distribuição de refeições a moradores de rua, amparo a famílias refugiadas da Venezuela, e cuidados a pacientes com AIDS, entre outros. A investigação também apura a aquisição de imóveis de alto padrão por parte do padre Egídio, com recursos oriundos do hospital.

O envolvimento dos ex-dirigentes em atos ilícitos teria afetado gravemente o funcionamento do Hospital Padre Zé, comprometendo o atendimento às populações carentes e necessitadas.

A Operação Indignus contou com a participação de diversos órgãos de segurança e fiscalização do Estado da Paraíba, reforçando a seriedade das acusações e o compromisso das autoridades em combater a corrupção e garantir a integridade dos recursos destinados a programas sociais e instituições de saúde.

Seja o primeiro a comentar on "Operação Indignus 2: Padre Egídio e outros dois tem mandados de prisão decretados pela justiça"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*