Julho aponta tendência de alta nos preços de veículos 0 km de estoque pré-pandemia

Movimento de valorização também pode ser percebido em modelos seminovos, sobretudo entre aqueles com até 2 anos de uso 

O mercado automotivo está acumulando recuperação constante desde quando atingiu seu pior momento em abril, primeiro mês completo de restrições econômicas severas por conta da pandemia. As principais entidades que representam o setor mostraram crescimento significativo nas vendas entre junho e julho, e os números observados pelo Monitor de Variação de Preços – Autos da KBB Brasil fazem coro à indicação de que existe uma demanda aquecida pela aquisição de automóveis no País.   

De acordo com os resultados publicados pela Fenabrave (federação das concessionárias), em julho foram emplacadas 163.083 unidades de automóveis e comerciais leves, um acréscimo de 32,84% ante ao mês anterior. Contudo, as vendas ainda estão 37,45% menores este ano, comparando com o acumulado de janeiro a julho de 2019. Este subdimensionamento do mercado, aliado à paralisação das fábricas no início do segundo trimestre, culminou numa queda de quase 50% do nível de produção de veículos acumulado nestes 7 meses, em relação ao ano passado, forçando as concessionárias a administrarem um estoque de 24 dias, segundo a Anfavea (associação que representa as fabricantes). Normalmente, o estoque das lojas gira entre 30 e 35 dias num ritmo normal de vendas, como o de 2019.   

Variação de preços de veículos 0 km 
Ano modelo Junho/20 Julho/20 Média/2019 
2021 0,13% -0,52% – 
2020 -0,26% 0,09% – 
2019 -1,29% 0,66% -0,35% 
2018 -1,24% 0,45% -0,15% 

Neste contexto, em que os números indicam um bom ritmo de retomada, porém ainda não o suficiente para equalizar a produção e os estoques, os veículos 0 km adquiridos pelas concessionárias com condições pré-pandemia e alta expressiva do dólar podem estar se tornando opções viáveis para atender aos clientes em busca de carros novos. Tratam-se de carros com ano modelo 2020 (0,09% de aumento médio), 2019 (0,66%) e até mesmo 2018 (0,45%), responsáveis por puxar uma tendência de alta nos preços de carros 0 km de 0,29% em julho, superior, portanto, à variação média normal de -0,27% para esta idade observada em 2019. Tal curva levemente ascendente demonstra que há mais oportunidades para lojas e concessionárias fecharem negócios com veículos nesta faixa de idade. 

No recorte de veículos seminovos e usados, a recuperação do mercado tem sido até mais rápida. Segundo a Fenauto (federação que reúne os revendedores), a média diária de transações em julho foi menos de 15% menor do que a do mesmo mês de 2019. Foram 838.682 transações realizadas em julho, um acréscimo de cerca de 51% sobre junho, porém, ainda 17% abaixo de julho do ano passado.  

Variação de preços de veículos seminovos e usados 
Ano modelo Junho/20 Julho/20 Média/2019 
2020 -1,12% 0,56% – 
2019 -1,74% -0,69% -0,99% 
2018 -1,86% -0,86% -0,78% 
2017 -1,49% -0,87% -0,68% 
2016 -1,37% -0,88% -0,73% 
2015 -1,57% -1,15% -0,84% 
2014 -2,11% -1,32% -0,83% 
2013 -2,35% -1,35% -0,71% 
2012 -1,85% -1,08% -0,68% 
2011 -1,34% -1,37% -0,73% 
2010 -1,37% -1,22% -0,67% 

Este ritmo mais intenso de retomada dos usados está se refletindo nos preços, uma vez que as variações negativas de julho foram quase todas menores do que as observadas no mês anterior, com exceção dos veículos com ano modelo 2011 e 2010. No caso dos carros seminovos com ano modelo 2020 houve até uma leve valorização de 0,56% entre um mês e outro.  

Quando olhamos para as categorias entre os modelos 0 km, os Furgões foram os que presenciaram maior queda de preços em julho, -10,6%, bem acima das picapes, que vêm em seguida, com retração de -2,32%. Na outra ponta, os SUVs, que atualmente detêm a maior parcela de mercado do setor (31,04%, segundo a Fenabrave), sofreram reajuste positivo de preços da ordem de 4,35%, resultado certamente influenciado pela Jeep, cujos preços subiram 7,20% em julho, em comparação com junho.  

A Mercedes-Benz foi a segunda marca com o maior aumento de preços no período, 2,84%. Já entre as marcas que obtiveram reduções dos preços praticados, quem mais se destaca é a Fiat, com -1,95%, seguida pela Hyundai, -1,74%, e pela Renault, -1,39%.  

O MVP – Autos completo do mês de junho pode ser encontrado em anexo ou entre em contato conosco para recebê-lo!  

Sobre a Kelley Blue Book 

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono. 

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive. 

Sobre Cox Automotive 

A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. – uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações. 

Através de nossas principais divisões – Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.  

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.  

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br

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