Governo do Estado investe mais de R$ 150 milhões em mobilidade urbana na capital

Próxima sexta-feira, dia 17, Aracaju completa 162 anos. Para celebrar a data, a ASN produziu matérias sobre os investimentos do governo na capital, que somam mais de R$ 600 milhões. São obras que melhorarão a qualidade de vida dos aracajuanos em diversos setores: mobilidade, abastecimento, educação, turismo, habitação entre outros. Confira:

A maioria das pessoas que vai de um ponto a outra da cidade de Aracaju, o faz através de um veículo. Seja ele coletivo, individual, motorizado ou não, o que importa é chegar ao destino desejado. Com o aumento populacional e o consequente crescimento do número de meios de transporte, o Governo do Estado trabalha para melhorar a mobilidade nas vias de maior circulação da capital sergipana. Nos últimos dois anos, a gestão estadual fez diversas melhorias na malha viária de Aracaju. Porém, cinco grandes obras precisavam de uma atenção maior, pois estavam em localizações estratégicas, que depois de prontas e/ou reformadas, melhorariam o fluxo nas zonas adjacentes. São elas: a nova entrada de Aracaju; o Anel Viário do Entorno do Aeroporto; o Sistema Viário do Centro Administrativo; a Interligação da avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro) à Gasoduto e o Novo Corredor da Zona Norte.

Juntas, elas representam mais de R$ 150 milhões em obras e, de acordo com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antônio José de Vasconcelos, esse é o maior investimento em mobilidade urbana na capital dos últimos dez anos. “Funcionando de forma conjunta, são obras que beneficiam todos os setores da cidade, da Zona Norte à Zona Sul, e que, inclusive, incentivam o turismo, como é o caso do entorno do Aeroporto”, acrescentou.

Vasconcelos afirmou ainda que esse conjunto de obras representa uma grande melhoria na vida cotidiana de cada cidadão que reside em Aracaju ou que precisa constantemente fazer uso das vias da cidade. “A ligação com a Gasoduto diminuirá os engarrafamentos nas avenidas Tancredo Neves e Heráclito Rollemberg; a duplicação da Euclides Figueiredo vai acelerar o fluxo entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro; a nova entrada da cidade vai diminuir o congestionamento na avenida Osvaldo Aranha, principalmente porque essa outra opção se apresenta como um melhor acesso para aquelas pessoas que vêm do agreste do estado à zona norte e ao centro comercial. Ou seja, objetivamos com essas mudanças dar mais agilidade ao trânsito e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem se desloca pala cidade”, exemplificou.

O anel viário do entorno do Aeroporto e a Av. Doutor Lauro Porto (nova entrada de Aracaju), já foram entregues. Esta semana, será a vez do sistema viário do Centro Administrativo ser inaugurado, faltando apenas duas para que o conjunto de obras seja concluído. Confira os detalhes de cada uma dessas realizações e como elas já influenciam na vida dos aracajuanos.

Aeroporto

O complexo viário no entorno do aeroporto interliga a região com a zona de expansão e integra um conjunto de obras de mobilidade cujo objetivo é desafogar o trânsito das avenidas Euclides Figueiredo, Heráclito Rollemberg e Tancredo Neves. Com a obra, o deslocamento dos moradores dos bairros Aruana, Santa Maria, e dos conjuntos Augusto Franco, Santa Tereza e residencial Vila Verde será facilitado.

Com investimentos na ordem de R$ 24.387.664,22, a obra facilita acesso ao Aeroporto Santa Maria, aos bairros 17 de Março e Santa Maria, bem como à Zona de Expansão e às praias do Litoral Sul, possibilitando com isso novos sistemas de transporte de alta capacidade.

Ela compreende a duplicação das avenidas Alexandre Alcino e Avenida José Menezes Prudente e melhoria na Avenida Padre Arnóbio de Melo (rota de fuga). Foram implantados 8.760 metros de pista de rolamento (84.460,57 m² de asfalto), 16.625 metros de meio-fio, 1.916 metros de drenagem pluvial e 836 metros de cobertura de canal, além de 2.300 metros do muro de proteção que circunda toda a área do aeroporto.

Para a circulação não motorizada, foram executados 14.258,63 m² de passeio em concreto desempolado e 17.985,98 m² em concreto polido, além de 15.054,00 m² de ciclovia em concreto polido e 82 rampas de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção — o que será crucial para a mobilidade de pedestres e ciclistas —, além da construção de 10 pontos de ônibus (oito na Avenida Alexandro Alcino e dois na continuação da Avenida José Menezes Prudente).

O vigilante Ricardo Ferreira Lopes faz uso da ciclovia com frequência, disse que depois da obra, o tempo para chegar ao trabalho diminuiu. “Eu demorava mais de uma hora no percurso entre a minha casa e o lugar onde trabalho, agora levo no máximo uns 40 minutos, o que adianta demais minha rotina”, revelou.

Nova entrada de Aracaju

A obra é formada pela construção da avenida Doutor Lauro Porto, a reconfiguração da avenida Santa Gleide e a construção da ciclovia Djalma Cruz, conhecido como Vovô do Pedal. Os investimentos chegaram a R$ 26.946.880,81 (além de R$ 8 milhões gastos com desapropriações), oriundos do programa Sergipe Infraestrutura, que tem dentre vários objetivos, melhorar a mobilidade urbana da capital e do interior sergipano.

A avenida conta com 4 quilômetros de extensão e 28m de largura. São duas pistas duplas com quatro faixas de rolamento com largura de 3,5m, cada, e acostamentos de 2m. O canteiro central mede 6m, dividindo espaço com a ciclovia de 3m. Já os passeios laterais têm 2m cada.

As novas rodovias interligam o entroncamento das BR’s 101 e 235, no município de Nossa Senhora do Socorro, às avenidas Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos, formando um novo corredor em direção ao centro da capital sergipana. Quem se dirigir a Aracaju pela Rota do Sertão, via BR-235, ou pela BR-101 Norte, encontrará a nova avenida Lauro Porto a partir do viaduto de acesso a Itabaiana, que vai ao encontro da avenida Santa Gleide.

O diretor presidente do DER diz que também é possível ver a Lauro Porto como um incentivo ao crescimento urbano. “A partir da construção de uma grande avenida como essa, o setor da construção civil também sai bastante beneficiado. Temos conhecimento que algumas construtoras já têm projetos para aquela área, sem falar que toda parte comercial também ganha com investimentos assim”, reforçou Vasconcelos.

Mudanças que comerciantes como Lúcia Rivanda puderam vivenciar. “Vendo pastéis aqui há mais de 13 anos e, com essa obra, além de melhorar a entrada da cidade, deixou tudo mais bonito. Antes não tinha espaço para andar de bicicletas e agora a gente consegue ver que está bem diferente, principalmente para quem já conhecia essa região como eu. As vendas também melhoraram, o que é muito bom pra gente que vive do comércio”, compartilhou.

Obras no Centro Administrativo

Com o investimento no valor de R$ 18.726.873,43, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), o sistema viário do Centro Administrativo Governador Augusto Franco, zona oeste da Aracaju, contribuirá para a mobilidade urbana na região, facilitando o acesso às repartições da área e encurtando distâncias para quem se desloca da BR-235 e da avenida Tancredo Neves para a Marechal Rondon, bem como no sentido oposto.

Além de contribuir para a melhoria do tráfego naquela região, e reduzir o tempo de deslocamento entre algumas vias expressas da capital, sobretudo nos horários de pico, a duplicação da avenida principal e criação de novas ruas e rótulas facilitarão o acesso de funcionários e usuários dos serviços públicos aos diversos órgãos estaduais e federais ali existentes, bem como às futuras instalações do Hospital do Câncer, do Centro Especializado em Reabilitação para Deficientes (CER-4), e do Ministério Público Federal, o que reforça os avanços na mobilidade urbana de Aracaju implantados pelo governador Jackson Barreto nos últimos dois anos.

Dividido em 18 eixos, os serviços executados no novo sistema viário corresponderam à restauração conforme sua concepção inicial, recuperação do sistema de iluminação, execução de sistema de drenagem, pavimentação nas vias existentes, bem como implantação de novas ruas, avenidas, acessos e rotatórias, execução de sistema de drenagem, cuja extensão total se aproxima de 11 km.

O meio-fio foi implantado em espaços necessários, e, pelo fato de alguns trechos da região possuírem declives acentuados, em todo o complexo viário foram executados os serviços de drenagem celular e tubular, poços de visitas e caixas coletoras, facilitando, assim, o escoamento das águas pluviais em períodos chuvosos.

José Augustino Santos, que faz uso diariamente das novas vias, viu a evolução desde o início. “Passo por aqui todos os dias. Antigamente, fazer esse trajeto era muito ruim. Era só uma mão e a qualidade da pista também não era boa. Agora, com essa ampliação, ficou ótimo dirigir por aqui”, confessou.

Felicidade compartilhada também pelo servidor público Augusto Araújo Santos. “Como ando de moto, a melhoria foi grande, pois antes havia muita poeira na pista, o que atrapalhava não só a visão, como a segurança. Até em termos de manutenção dos veículos essa obra ajudou. Todos que precisam passar por aqui diariamente gostaram demais dela”, garantiu.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, pontuou que investir em mobilidade é planejar o desenvolvimento da cidade. “Em Sergipe, o governo vem planejando, fazendo o dever de casa. Só em Aracaju, estamos investindo próximo de R$ 200 milhões em mobilidade urbana. Nós estamos fazendo uma revolução. Tem a nova entrada de Aracaju pela Avenida Santa Gleide, que desafogou muito o tráfego na Avenida Osvaldo Aranha que era o principal acesso. Estamos fazendo a ligação da Avenida Gasoduto com a Avenida Rio de Janeiro, para melhorar todo o trânsito daquela região (Sol Nascente, JK, Santa Lúcia). Ao longo da Avenida Tancredo Neves, foram construídos dezenas de condomínios, mas as vias continuaram as mesmas. Estamos permitindo que, muito em breve, o trânsito da Avenida Tancredo Neves esteja desafogado. Também estamos fazendo o alargamento da Avenida Euclides Figueiredo pelo Porto D’ anta, outro corredor importante que é o binário com a Avenida Tancredo Campos, que é justamente para melhorar o fluxo, dar condições para implantar uma ciclovia, melhorar o passeio, dar segurança aos pedestres. Vamos inaugurar a revitalização do entorno do Centro Administrativo Augusto Franco, que terá mais de 11 km de vias. Fizemos o novo anel viário do Aeroporto Santa Maria, importantíssimo porque deu a prerrogativa do condutor escolher qual o melhor caminho de ir para a Zona Sul e de Expansão por essas vias e não somente pela Avenida Heráclito Rollemberg e pela Avenida Beira Mar. Estamos na captação de recursos de uma das obras mais importantes que é a ligação da Avenida Tancredo Neves com o bairro Coroa do Meio, atravessando o Rio Poxim. No futuro próximo, os condutores não precisarão ir pela Atalaia, pela Avenida Paulo Barreto e pela própria Coroa do Meio. Então quem vir pela Avenida Tancredo Neves, já irá direto tanto para o bairro, quanto para as praias, para a zona de expansão sem precisar fazer longos retornos”.

Novo corredor da Zona Norte

O Governo de Sergipe está finalizando os serviços do sistema viário no bairro Industrial, incluindo o loteamento Santa Tereza e adjacências. O objetivo é criar alternativas para a melhoria da mobilidade urbana por meio da duplicação e construção de novos corredores viários. Com recursos provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) no valor de R$ 22,4 milhões, a obra é dividida em duas etapas: a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo e o binário da Avenida Euclides Figueiredo e Avenida Tancredo Campos, esta última com a substituição do emissário de esgoto e a urbanização da Avenida João Rodrigues.
“A avenida Tancredo Campos passa a fazer parte de um binário, que é como chamamos quando se tem um sentido por uma via e o retorno por outra. Ela será o caminho para quem vai do Centro em direção ao Porto D’Anta, e, para fazer o caminho contrário, será necessário voltar pela Euclides Figueiredo, que deixa de ser mão dupla”, explica o diretor presidente do DER.

A obra de ampliação da Euclides, que é via de acesso ao município de Nossa Senhora do Socorro, começa no final da avenida Tancredo Campos, no bairro Porto D’Anta. “Essa é a segunda etapa projeto, que vai do encontro das duas avenidas até a ponte de acesso ao município de Socorro”, informa Vasconcelos.

Nessa segunda parte, os serviços contemplaram a duplicação da avenida Tancredo Campos, em que foram executados drenagem, esgotamento sanitário, construção de duas estações elevatórias, cobertura do canal e implantação de ciclovias e passeios onde estão sendo finalizados a construção das rampas e aplicação de piso táctil. Além disso, estão sendo realizadas a construção de calçadas na avenida João Rodrigues e urbanização no loteamento Santa Tereza, com a pavimentação asfáltica e granítica em diversas ruas e execução de rede de drenagem.

Dono de uma lanchonete que fica na Avenida Tancredo Campos, Claudio Bonfim diz que o seu negócio foi muito beneficiado depois que a obra de ampliação começou. “Está 100% melhor. Ninguém conseguia estacionar por aqui, pois além da via ser muito estreita, havia muita lama sempre que chovia. Agora o trânsito está bem mais fluído e o movimento dos clientes também aumentou. Só tenho a agradecer”, comemorou.

Augusto Franco e Gasoduto

A obra de interligação das avenidas Augusto Franco e Gasoduto objetiva ampliar a malha urbana da cidade e reduzir o intenso tráfego de veículos nas duas principais avenidas da região, a Heráclito Rollemberg e Tancredo Neves. Para essa intervenção, são destinados R$ 40.184.425,70.

Com o fim da construção, o fluxo se dará da seguinte forma: condutores que trafegarem na Tancredo Neves, sentido avenida Beira Mar, poderão acessar a nova alça do viaduto do Detran para utilizar a nova via, tendo como destino o bairro São Conrado, Marivan e, caso opte, a Zona de Expansão (através de obra de mobilidade realizada pelo Governo do Estado no entorno do aeroporto). A nova estrada também poderá ser acessada por quem vier da avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro), sentido conjunto Orlando Dantas. Já para quem desejar fazer o sentido contrário e desejar trafegar pela Tancredo Neves, haverá um acesso específico para isso.

Além dos R$ 40.184.425,70 para execução da obra, será aportado pelo Governo do Estado, através do CPAC/Pró-Transporte, aproximadamente R$ 20 milhões para as desapropriações necessárias. Toda a intervenção de mobilidade contemplará a implantação de uma via com duas pistas duplas, inclusive com a construção de pontes sobre o rio Poxim, paralelas à avenida Heráclito Rollemberg. Na nova via serão implantados acostamentos, ciclovias, canteiro central, passeios e iluminação.

O caminhoneiro Anderson de Jesus Vasconcelos acredita que o fluxo de automóveis vai melhorar muito com a inauguração. “Principalmente nos horários de pico, meio-dia e 18h, que são momentos em que tenho que circular bastante por aqui, pois trabalho com entregas e essas são as horas do dia em que a demanda é mais alta. Acho até que vai dar para fazer alguns transportes extras com o tempo que vou economizar no trânsito. Mal posso esperar que ela fique pronta. Eu e muitos colegas meus estamos ansiosos por isso”, almejou.

Seja o primeiro a comentar on "Governo do Estado investe mais de R$ 150 milhões em mobilidade urbana na capital"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*