Galeria J. Inácio proporciona manhã educativa para estudantes

Esta é a quinta mostra entre os projetos selecionados pelo edital de Ocupação da Galeria referentes a 2017

 

 

Com o objetivo de incentivar a criatividade dos estudantes e revelar novos artistas, a Galeria de Artes J. Inácio vem desenvolvendo um projeto que propicia o encontro entre o expositor e jovens que visitam o espaço. Na manhã desta quarta-feira, 25, alunos do Colégio Estadual Jugurta Barreto de Lima estiveram nas instalações da Galeria, que neste mês lançou a exposição “Personificação” da professora e artista visual Adriana Dantas.

Esta é a quinta mostra entre os projetos selecionados pelo edital de Ocupação da Galeria referentes a 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os estudantes que visitaram a mostra puderam aprender na prática alguns processos de criação das pinturas, desenhos e colagens presentes. “Pedimos aos alunos que cada um observasse as obras e fizesse uma releitura daquilo que mais os tocaram. Obviamente que por serem iniciantes tecnicamente, tivemos a delicadeza de entender o traço de cada um e assim contribuir com o processo criativo deles”, afirmou a diretora da Galeria J. Inácio, Jane Junqueira.

As alunas Raquel Lima e Rayne Andrade, atualmente no 6º ano do ensino fundamental, acreditam que podem utilizar os ensinamentos da prática na Galeria, dentro da sala de aula. “A gente tenta fazer o melhor que a gente consegue. Tento deixar o mais parecido possível do original”, salientou Raquel. Rayne explicou que já faz desenhos e aceitou de antemão o desafio de replicar as obras no papel. “Sou acostumada a desenha bonecas e roupas da moda. Gostei muito desse encontro com a artista”, disse.

Lucas Galindo, professor do Colégio Jugurta Barreto, demonstrou interesse no assunto retratado pela exposição. “A exposição é muito interessante. Este contato direto dos alunos com a arte é muito importante para que haja uma boa interpretação junto à apreciação das obras. Além disso, o tema nos leva à história de Portugal, suas memórias e culturas, ou seja, eles veem na prática o que trabalhamos na sala de aula”, declarou.

A artista Adriana Dantas comemorou o sucesso da exposição e aprovação dos estudantes que ali visitaram. “Nessa idade, dos 10 aos 15 anos, lamentavelmente a arte vai embora. Muitos se preocupam com o resultado final da profissão e esquecem que arte envolve mais que um saber, envolve a criatividade. Portanto é muito importante que aconteçam atividades como estas. A Secult está de parabéns por criar esse tipo de projeto”, realçou.

Por fim, os três melhores desenhos feitos pelos alunos receberam premiações. A mostra segue aberta ao público até o dia 03 de novembro, com visitas das 8 às 17 horas. A Galeria J. Inácio fica em anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, Bairro 13 de Julho, Aracaju – SE. Grupos e escolas interessados em visitar a exposição podem entrar em contato pelo telefone (79) 31791969.

Seja o primeiro a comentar on "Galeria J. Inácio proporciona manhã educativa para estudantes"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*