Estado discute Plano de Qualificação para as câmaras setoriais

Projeto será feito em parceria com universidades e órgãos de subsídio técnico

 

Reunião com os Gestores dos órgãos: SEFAZ, SEPLAN, EMATER, SDR, SEDUC, ADH (Foto:Jorge Henrique Bastos)
Em reunião na Residência Oficial nesta quinta-feira (06), o governador Wellinton Dias e secretários de Governo, em parceria com os bancos de financiamento público, aprovaram novos arranjos para as Câmaras Setoriais do Piauí. O encontro dos gestores distribuiu às entidades responsáveis pela gestão dos fundos de Aval e de Investimentos, bem como pela capacitação dos empreendedores e fomento à integração entre as áreas de investimento que norteiam as câmaras.

“As câmaras setoriais definem quais os municípios têm prioridade, quais os municípios que trabalham com bacia leiteira, por exemplo, na Câmara Setorial do Leite, O mesmo com a apicultura, com a piscicultura, com a área têxtil, com áreas vinculadas à construção civil e, assim, são 16 Câmaras Setoriais. A partir delas, o Estado está estruturando um fundo específico, através do qual se faz um chamado Fundo de Aval, que barateia juros para garantir as condições de crédito para investimentos eficientes e de qualidade que garantam as condições de não só pagar o empréstimo mas de ter um retorno seguro”, explicou Dias.

As Câmaras Setoriais surgem enquanto instâncias de diálogo e deliberação entre o poder público e as iniciativas privadas de grande, médio e pequeno porte. Desde 2016, os empresários e os gestores públicos utilizam desses espaços para discutir o desenvolvimento de atividades e de medidas que auxiliem as cadeias produtivas do estado do Piauí.

Para o governador Wellington Dias, a integração entre as diferentes iniciativas das áreas de investimento piauienses potencializa o desenvolvimento da produção local. “São produtores vinculados a um sistema de indústria, de agregação de valor, de comercialização que garante segurança para todas as partes e fortalece a ampliação da economia do Piauí, gerando emprego, aumentando a renda e isso tem o nosso apoio”, pontuou.

Capacitação para empreender

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), juntamente com as universidades e com a Secretaria de Planejamento (Seplan) irão apresentar até o dia 19 de abril o Plano de Qualificação e também uma proposta de acompanhamento técnico para balizar as Câmaras Setoriais.  Uma rede informativa, composta pelo Emater, órgão de assistência institucional do Estado, em parceria com outras entidades e empresas, dentre elas o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDER); deverá aproximar ainda mais as iniciativas das câmaras.

A superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Patrícia Vasconcelos, informou como ficou à distribuição em nível dos órgãos de governo. “A Agência de Fomento ficou responsável pelos agentes financeiros e para verificar a questão do Fundo de Aval e do Fundo de Investimento. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e a Coordenadoria de Estado das Câmaras Setoriais, o Emater e a Seplan, juntamente com a Seduc, serão encarregadas de ver a questão do Plano de Qualificação para essas Câmaras Setoriais”, explicou.

Para a superintendente a orientação e a capacitação serão festas a partir do momento da elaboração dos projetos técnicos até a questão da qualificação e da preparação dos técnicos que irão trabalhar a produção das cadeias produtivas nas Câmaras Setoriais. “Os agricultores também terão critérios para participar e um desses critérios será um processo de qualificação”.

A proposta do governador Wellington Dias é casar investimentos naquela cadeia produtiva para assim termos projetos mais eficazes, para termos, menor índices de inadimplência e para ligar todos os elos da cadeia produtiva”, concluiu Patrícia Vasconcelos.

Seja o primeiro a comentar on "Estado discute Plano de Qualificação para as câmaras setoriais"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*