É Papo Firme | Eu não entendo muito de sistema tributário brasileiro, mas sei que ele faliu


A visão de um leigo do sistema tributário brasileiro pode ser muito interessante. Apesar do “impostômetro”, que ultrapassou há tempos a casa dos trilhões ,e do “sonegômetro”, que também corre a passos largos, o sistema tributário brasileiro é muito ruim. Dizem que é um dos piores do mundo.
Impostos em número excessivo e em cascata prejudicam o setor produtivo, mas prejudicam ainda mais a população que não tem o retorno desses impostos em serviços públicos de qualidade e investimentos no desenvolvimento econômico do país. Não geramos emprego e renda à altura daquilo que nos é cobrado e, pior, estimulamos a sonegação.
O sistema tributário brasileiro faliu e, caso não façamos uma reforma urgente, não haverá imposto algum que tire o Brasil do buraco que entrou.
O sistema ruiu em todos os sentidos. Ruiu porque cobra-se muito de quem age de forma correta. Além do mais, existe algo que tira o sono e a paciência de quem tenta tirar dúvidas, corrigir falhas ou simplesmente pagar os impostos devidos. É a tal terrível burocracia. É tão grande que o empresário que precisa resolver seus problemas tributários enfrenta filas e dias para, pasmem, pagar os impostos. Para cada tributo ou contribuição, existe uma fila e uma respectiva senha.
Hoje, se você errar no cálculo em centavos para mais ou para menos, não tem como corrigir. Você terá que pagar o valor total novamente e solicitar o reembolso que pode vir no mesmo ano, o que é quase impossível, ou depois de vários anos, como é de praxe.
Embora muitos não acreditem que o Congresso Nacional seja capaz de liderar as reformas necessárias a curto prazo, acho que será a partir de lá que mudanças acontecerão com a contribuição das vozes de quem realmente ajuda o nosso Brasil crescer: o setor produtivo. Ou o Brasil avança, ou vamos continuar enxugando gelo.

Luciano Lima é jornalista

Seja o primeiro a comentar on "É Papo Firme | Eu não entendo muito de sistema tributário brasileiro, mas sei que ele faliu"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*