Dicas de como manter as crianças seguras no ambiente online

De acordo com a Trend Micro, somente em 2016, foram registrados um aumento de 400% em ataques via smartphones

 

São Paulo, setembro de 2017 –  Atualmente, laptops e dispositivos móveis estão disponíveis desde muito cedo na vida das crianças. Por isso, a Trend Micro – empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem -, reafirma a necessidade de conscientizar as crianças e adolescentes de como usá-los de forma responsável e garantir que eles estejam protegidos contra ameaças online.

 

O perigo da ciberexposição

Enquanto a Internet abre um mundo de oportunidades para os mais jovens, os perigos são constantes. Da mesma maneira que as crianças são ensinadas a atravessar a rua de forma segura e a não conversar com estranhos, o mesmo deve ser feito no ambiente digital.

De acordo com a Trend Micro, somente em 2016, foram registrados um aumento de 400% em ataques via smartphones. É preciso apenas um clique em um link malicioso, ou em um SMS / mensagem, para acionar um download de malware em um telefone desprotegido que poderia roubar as informações pessoais de uma criança.

Os e-mails de phishing são particularmente difíceis de detectar, pois são falsificados para aparecer como se fossem enviados por uma empresa ou instituição legítima. Alguns malware podem ser desencadeados simplesmente pelo fato de uma criança visitar um site comprometido.

Caso os hackers se conectem à rede doméstica, qualquer cibercriminoso poderia muito facilmente ameaçar seus dados e sistemas. Especialmente porque a maior parte dos sites que os jovens frequentam – do Facebook ao Snapchat – são um campo minado de potenciais riscos cibernéticos.

Iniciando o diálogo

Apesar de já terem nascido no mundo digital e tecnológico, a maioria das crianças e adolescentes não sabem do risco que estão correndo em relação aos riscos da Internet.

Por isso, a Trend Micro listou alguns pontos principais que podem ajudar a iniciar esta conversa:

Pesquisas na Web: Pesquisas online são a porta de entrada para a maioria das ameaças. Explicar a importância de pensar duas vezes antes de clicar em qualquer link, já é um começo. Muitos endereços eletrônicos podem conter malware ou conteúdos inapropriados;

Redes sociais: Certifique-se de que as configurações de privacidade e segurança estejam ativas. Ensine-os que mesmo quando uma mensagem possa parecer vir de um amigo, ela pode ser falsa e um cibercriminoso pode estar do outro lado. O ciberbullying é também outro aspecto que deve ser conversado: mostre a eles que, caso sofram bullying nas redes sociais, eles podem se abrir e contar com o apoio dos pais.

Ofertas “especiais”: Ofertas especiais demais, mesmo que anunciadas por canal legítimo devem ser foco de alerta. Ameaças da Internet podem facilmente se tornar reais caso as crianças e adolescentes estejam desprevenidas.

Controle de apps: Fazer o download de aplicativos são um caminho fácil para ameaças se instalarem nos dispositivos móveis de seus filhos. Compre apenas aplicativos de lojas oficiais. Além disso, esta funcionalidade pode ser bloqueada com controles baseados em senhas para que os pais escolham quais apps serão baixados.

O recurso nomeado “kid mode” pode ser bastante útil — com uma camada que limita o acesso do que a criança pode ver ou usar. Descubra mais sobre o Android’s Kid Mode aqui e como configurar as restrições e acesso guiado do iPad ou iPhone, aqui.

A Trend Micro criou uma iniciativa de segurança para Internet que você confere aqui: Internet Safety for Kids and Families (ISKF). Com dicas para pais e professores para ajudar na proteção cibernética de crianças e adolescentes.

A Trend Micro Security oferece soluções com inúmeros recursos que os pais podem utilizar para manter suas crianças a salvo dos perigos online.

As ferramentas de parental control podem ajudar a bloquear sites inapropriados assim como arquivos maliciosos e apps de lojas terceiras. As proteções anti-malware e anti-phishing podem proteger os dispositivos e o Mobile Security inclui bloqueio remoto no caso de perda do dispositivo.

O recurso Secret Snap no Android, tira uma foto da pessoa que encontrou ou roubou o dispositivo após várias tentativas de login incorretas. Finalmente, é também recomendado o uso do Gerenciador de Senhas da Trend Micro, em todas as plataformas.

 

Seja o primeiro a comentar on "Dicas de como manter as crianças seguras no ambiente online"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*