Cuidados no verão: previna o câncer de pele e proteja sua saúde

(Foto: Ivomar Gomes)

Dezembro Laranja destaca a importância da prevenção do câncer de pele e alerta para riscos da exposição solar

Da Redação

João Pessoa, 8 de dezembro de 2023 – O mês de dezembro traz consigo o aumento das temperaturas e da exposição aos raios solares, marcando a chegada do verão e das férias. É um período em que muitas pessoas se expõem mais ao sol, mas é essencial tomar cuidados para evitar problemas, especialmente o câncer de pele, o tipo mais comum de câncer entre os brasileiros. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os riscos dessa doença.

A médica dermatologista da Rede Municipal de Saúde, Carla Simone, destaca que o câncer de pele resulta do crescimento anormal e descontrolado das células da pele, sendo a radiação ultravioleta o principal fator causador desses tumores. Dessa forma, a doença está associada à exposição solar e ao bronzeamento artificial.

“O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos registrados anualmente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Existem três tipos principais: o carcinoma basocelular, o espinocelular e o melanoma, este último, mais letal, porém menos frequente”, explica a especialista.

Ela ressalta que é fundamental conhecer bem a própria pele e identificar quais regiões possuem pintas, pois isso faz toda a diferença na detecção de irregularidades. “Lesões que não cicatrizam, sangramentos faciais ou alterações de cor, tamanho e formato de uma pinta já existente podem ser indícios de câncer de pele. Se notar qualquer anomalia, procure seu dermatologista, o profissional indicado para examinar clinicamente e solicitar exames de diagnóstico, se necessário”, orienta a Dra. Carla Simone.

Existem fatores de risco que merecem atenção, como histórico familiar da doença, exposição solar crônica, queimaduras e bronzeamento artificial. Além disso, pessoas ruivas, com pele clara e olhos claros, possuem maior predisposição ao surgimento do câncer de pele.

Tânia Maria, 58 anos, enfrentou o câncer de pele duas vezes e passou por tratamento de radioterapia. “Sempre gostei muito de tomar sol quando mais jovem e tinha muitas manchas e sinais na pele. Um dia, percebi um sinal diferente no colo, fui ao médico e foi diagnosticado o câncer de pele. Recentemente, descobri outra mancha e outro câncer, dessa vez sem a necessidade de radioterapia. Cuido agora, mas no passado, não tive esse cuidado e hoje lido com as consequências. Por mais simples que pareçam, acreditem, não são”, alerta a servidora pública.

Os perigos da exposição solar não se limitam aos dias ensolarados, pois os raios ultravioletas emitidos em dias nublados têm o mesmo potencial. As nuvens não conseguem filtrar os três tipos de raios emitidos: UVC, UVB e UVA.

Os cuidados com a pele devem ser constantes, independentemente da estação do ano. Isso previne não apenas o câncer de pele, mas também o surgimento de manchas e o envelhecimento precoce. Além disso, a dermatologista recomenda evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, procurar locais com sombra, usar proteção adequada como roupas, bonés, óculos escuros com proteção UV, aplicar filtro solar com FPS mínimo de 30 e reaplicá-lo a cada três horas, além do uso de protetor labial.

A Rede Municipal de Saúde conta com dermatologistas nas Policlínicas Municipais, disponibilizando consultas agendadas via regulação. Identificando qualquer sinal de alerta ou necessidade de consulta, é recomendado procurar a Unidade de Saúde da Família para encaminhamento.

Dezembro Laranja, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 1999 e denominado assim desde 2014, busca conscientizar sobre o câncer de pele e a importância de consultar um dermatologista para orientações sobre a proteção da pele.

Tipos de Câncer de Pele:

  • Carcinoma Basocelular (CBC): O tipo mais comum, surgindo em áreas expostas ao sol. Geralmente, apresenta-se como uma pápula vermelha e brilhante, podendo sangrar facilmente.
  • Carcinoma Espinocelular (CEC): Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, mais frequente em áreas expostas ao sol. Apresenta cor avermelhada e se assemelha a uma verruga ou ferida espessa.
  • Melanoma: Menos comum, mas com maior índice de mortalidade. Aparece como uma pinta ou sinal em tons acastanhados ou enegrecidos, com mudanças de cor, forma ou tamanho.

Seja o primeiro a comentar on "Cuidados no verão: previna o câncer de pele e proteja sua saúde"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*