Congestionamento é coisa do passado na Forquilha

A implantação do sistema binário, com a construção de vias de mão única, acabou com o antigo congestionamento na MA-201 (Estrada de Ribamar) e na MA-202 (Estrada da Maioba), no trecho da Forquilha. As vias são responsáveis por interligar as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por onde transitam uma média de 12 mil veículos em horário de pico.

As mudanças geram um impacto positivo em mais de 20 bairros da Região Metropolitana de São Luís. Para dar vazão e fluidez ao volume de automóveis, foram necessários o investimento de R$ 9 milhões em intervenções asfáltica (drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica), a implantação de novas sinalizações em mais de 10 pontos, incluindo ruas, avenidas e travessas, e a troca da rotatória pelo cruzamento que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201, MA-202 e Planalto Anil.

A obra é mais uma das ações realizadas pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. As alterações impactam o trânsito da região num entorno de aproximadamente 15 mil metros quadrados.

José de Ribamar Franco. (Foto: Handson Chagas)

José de Ribamar Franco. (Foto: Handson Chagas)

Além das obras na Forquilha, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas, estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento.

As alterações previstas nesta parceria preveem obras desde a entrada da cidade, no Tirirical, até a Cohab.

A mudança já é sentida por quem mora no bairro e precisa se deslocar diariamente. “Eu queimei minha língua com essa obra, vou confessar. No começo eu achava que isso não tinha solução, mas agora eu vivencio uma outra realidade. Pode passar nesse horário [17h30] na avenida e você vê que não tem nenhum congestionamento naquela região perto da Chopperia Marcelo”, diz José de Ribamar Franco, de 71 anos, morador do Residencial Manacás.

Para o comerciante Antenor Nina Saraiva, que tem um empreendimento às margens da MA-202, os benefícios foram para todos. “ O governo acertou em cheio e realizou uma obra completa. Pode se ver que foi planejada desde a implantação de asfalto, trocando toda a rede de esgoto e principalmente essas sinalizações que acabaram com esse congestionamento”, comenta.

O comerciante aprova as mudanças e pede compreensão da população para que respeite as novas regras de sinalizações das vias. “O povo tem que ter consciência, porque você pode ver que foi feito todo um planejamento com estudo, mas sempre tem um motorista querendo desrespeitar e burlar o trânsito”, alerta Saraiva.

Antenor Saraiva. (Foto: Handson Chagas)

Antenor Saraiva. (Foto: Handson Chagas)

Wilton Alcântara, de 62 anos, motorista que trabalha na região da Forquilha, diz que ansiava por uma obra de melhoria interligando a região. “Essa obra foi a melhor saída para esse trânsito caótico que a gente tinha, devido ao projeto de melhoria para o trânsito, mudando os sentidos das mãos, o que acabou com o congestionamento no horário de pico”, comenta.

A sincronia dos novos semáforos instalados ao longo da via gera o que se chama de ‘onda verde’, mantendo a constante fluidez no trânsito. “Os carros avançam de forma conjunta, já que quando um sinal abre todos os demais estarão abertos, dando vazão à demanda existente na via”, explica o engenheiro da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Carlos Duarte.

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, as intervenções feitas em toda a região metropolitana vêm mostrando como o governo Flávio Dino honra o compromisso com todas as regiões. “Com a conclusão dos serviços nas MAs 201 e 202, o trânsito tem tido uma maior fluidez, além de melhorar a mobilidade urbana dos municípios vizinhos. E os resultados já estão sendo colhidos”, observa.

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