Projeto vai monitorar casos de mulheres vítimas de violência no Amapá

"Patrulha Maria da Penha" será implantado no Estado, por meio de uma parceria entre SEPM e Sejusp

Macapá (AP) – Uma nova ferramenta de combate à violência contra a mulher está sendo implantada no Amapá, por meio de uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Trata-se do projeto “Patrulha Maria da Penha”, que tem por objetivo fazer visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
De acordo com a titular da SEPM, Maria Silvanda Duarte, as visitas terão o propósito de verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, que são determinadas pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher, e reprimir novos atos de agressão no lar destas vítimas.

“É uma experiência que já é adotada em outros Estados e tem um efeito positivo no combate a violência. Hoje não temos nenhum mecanismo que garanta esta medida. E é nesse momento que o agressor volta à residência da vítima e comete novos delitos. A patrulha vai fiscalizar e fazer valer esse regime de proteção”, frisou.

A gestora explicou que as ações da patrulha serão executadas através de uma rede de conscientização, composta por policiais militares e técnicos da SEPM e Sejusp. No mês de agosto, este grupo receberá uma capacitação de técnicos da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres de Pernambuco (PE) que dará orientações a respeito do trabalho que será realizado.

Serão duas patrulhas que atuarão, inicialmente, na capital amapaense. Uma atenderá os casos na Zona Norte e a outra na Zona Sul.
“Essas patrulhas serão realizadas pelos policiais militares que visitarão as residências das vítimas e verificarão se as medidas protetivas estão sendo cumpridas. Na capacitação, eles aprenderão todas as técnicas de abordagem e atendimento à essa vítima”, declarou a titular da SEPM.
A previsão da SEPM é que o projeto inicie ainda no segundo semestre de 2016. As atividades atuarão em conjunto com outras ações que são realizadas pelos Centros de Referência e Atendimento à Mulher e Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf).

Seja o primeiro a comentar on "Projeto vai monitorar casos de mulheres vítimas de violência no Amapá"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*