A reforma trabalhista e seus impactos no mercado de trabalho

Por Bruno Moreira Valente 

O Governo Federal apresentou em 22 de dezembro de 2016, propostas para reformas importantes na legislação trabalhista. Trata-se de mudanças que, segundo o Governo, modernizarão a legislação laboral, que se mantém desde a década de 1940, oriundas do governo de Getúlio Vargas.

A proposta de alteração legislativa foi apresentada e formalizada através do Projeto de Lei (6787/2016) encaminhado ao Congresso Nacional em caráter de urgência para apreciação e discussão. E tem como principais pontos de destaques: Multa por empregado não registrado; Aumento da carga horário de trabalho em regime de tempo parcial; Novos critérios para os representantes eleitos dos empregados; Prevalência do negociado entre as empresas e sindicatos, sobre o legislado; Alteração na contagem de prazos; Aumento no prazo de contratação de trabalho temporário; Pacto quanto ao cumprimento da Jornada de trabalho.

Pelo estudo preliminar do Projeto de Lei, bem como pelas explicações auferidas pelos representantes do Governo incluindo o próprio Presidente da República, é possível afirmar que o país está atento às necessidades eminentes de mudanças na legislação trabalhista. Tais alterações implicam diretamente na busca de novos modelos e modernização das relações de trabalho, trazendo segurança jurídica às empresas e aos trabalhadores, sem, todavia, menosprezar os direitos alcançados pelos empregados no decorrer da história.

As mudanças propostas são arrojadas e certamente causarão impactos relevantes no mercado de trabalho. É preciso analisar o projeto com a intenção de crescimento social e econômico do país, e não sob o prisma estagnado no passado, utilizando-se do subterfúgio da precarização do direito do trabalho. Não há no projeto proposto o desprestígio aos direitos dos empregados. Pelo contrário, e a bem da verdade, o projeto serviu-se para formalizar legalmente muitas práticas já realizadas nas relações empregatícias atuais, bem como para inovar questões de extrema relevância para o real e necessário desenvolvimento do nosso país.


Bruno Moreira Valente é advogado coordenador da área trabalhista do Cerqueira Leite Advogados Associados

Seja o primeiro a comentar on "A reforma trabalhista e seus impactos no mercado de trabalho"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*