Retrospectiva: 10 ações e ETFs mais negociados por brasileiros em 2021

Meme stocks, cannabis, ouro, urânio, além das famosas empresas de tecnologia, estão entre as preferência dos investidores da Stake

O ano de 2021 trouxe grandes novidades para o mundo dos investimentos, como o surgimento e derretimento das “meme stocks”, como ficaram conhecidas companhias como GameStop e AMC, além de outras empresas que caíram no gosto dos usuários do Reddit, fórum online em que investidores se reuniam para selecionar ações para investir, catapultando as cotações das empresas. Esse é um dos destaques do ranking de ações mais negociadas no ano por brasileiros na Stake, plataforma que conecta pessoas de diferentes países ao mercado de ações americano.

Para Rodrigo Lima, analista de investimentos e editor de conteúdo da fintech, a GameStop, em específico, tinha uma tese de investimento sólida, corroborada inclusive pelo mega-investidor Michael Burry, que fez fortuna apostando na crise imobiliária de 2008.

“O que podemos observar também é que os outros nomes se mostraram como meramente especulativos, de forma que apenas a varejista de videogames e a rede de cinemas AMC figuraram entre as meme stocks mais negociadas por brasileiros na Stake”, pontua o analista.

Ainda segundo o levantamento, com a demora da reabertura das economias e a eventual superação da pandemia da covid-19, cases de tecnologia como Apple, Amazon, Microsoft e Alphabet ocuparam boa parte do ranking de dez ações mais negociadas por brasileiros, pois fazem parte do que ficou conhecido como o “combo stay at home”, uma vez que suas receitas não são negativamente impactadas pelo fechamento das economias globais.

Outro grande destaque está atrelado às ações da Virgin Galactic, que realizou seu primeiro voo espacial neste ano, junto com a SpaceX e a Blue Origin. Por ser a única companhia do setor listada em bolsa, brasileiros se voltaram para as ações da companhia de Richard Branson para poder capturar os retornos do crescimento do turismo espacial.

Os ETFs mais negociados pelos brasileiros

Em um ano marcado por grande volatilidade nos mercados financeiros, os investidores brasileiros buscaram proteger seus portfólios investindo no UVXY, ETF que replica o VIX, índice de volatilidade implícita das opções da bolsa de Chicago, popularmente conhecido como “o índice do medo”, que tende a subir quando a percepção de risco do mercado aumenta.

“Ele não foi o único instrumento de proteção utilizado pelos brasileiros, que também compraram cotas do IAU, fundo que investe na aquisição física de ouro, metal precioso considerado um porto seguro em momentos de crise”, avalia Lima.

O investidor brasileiro ainda se interessou por setores exóticos, como o de cannabis, representado pelo ETF MJ e o de urânio, representado pelo URA. Em um ano marcado por problemas da cadeia energética global, a energia nuclear surgia como uma solução limpa e que pudesse suprir a retomada das economias mundiais, puxando as cotações do fundo para cima.

Outros favoritos do investidor brasileiro também figuram na lista de ETFs mais negociados: o QQQ, que replica o índice da Nasdaq, que investe fortemente em tecnologia; o VNQ, que investe no mercado de REITs, os fundos imobiliários americanos; o SDIV, que seleciona os REITs que mais pagam dividendos no mundo todo; além de fundos que replicam o S&P 500, como o VOO e o SPY.

Ranking de 2021
 AçõesETFs
1º GameStop Corp. (GME)ProShares Ultra VIX Short-Term Futures ETF (UVXY)
AMC Entertainment Holdings (AMC)Invesco QQQ Trust Series (QQQ)
Tesla, Inc. (TSLA)Global X Uranium ETF (URA)
Apple, Inc. (AAPL)S&P 500 Vanguard ETF (VOO)
Amazon.com Inc. (AMZN)Gold Trust (ETF) iShares (IAU)
Walt Disney Company, The (DIS)Global X SuperDividend REIT ETF (SDIV)
Microsoft Corporation (MSFT)ETFMG Alternative Harvest ETF (MJ)
Alphabet Inc. (GOOG)REIT Vanguard ETF (VNQ)
Meta Platforms Inc (FB)S&P 500 ETF Trust SPDR (SPY)
10º Virgin Galactic Holdings Inc (SPCE)Global X NASDAQ 100 Covered Call ETF (QYLD)

Sobre a Stake

Fundada em 2017 na Austrália, a Stake é uma plataforma que conecta pessoas que estão fora dos EUA ao mercado de ações americano, levando a todos as oportunidades de Wall Street de forma rápida e descomplicada. Com mais de 400 mil clientes na Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia, a plataforma chegou à América Latina em 2020 oferecendo atendimento em português, taxa zero de corretagem, sem investimento mínimo e acesso a mais de 6 mil ações e ETFs listados nas bolsas americanas, além da possibilidade de investir de forma fracionada, ou seja, comprar qualquer quantia em dólar de qualquer ação.

Em maio, a empresa anunciou uma bem-sucedida rodada de investimentos Serie A. Liderada pela Tiger Global e sócios da DST Global – que investiram juntos R$ 165 milhões – além de incluir investidores Family and Friends, a empresa captou R$ 210 milhões para impulsionar a expansão de seu produto, bem como a sua presença global. No Brasil, a fintech se prepara para aumentar sua presença no mercado e crescer sua base de clientes locais.

Seja o primeiro a comentar on "Retrospectiva: 10 ações e ETFs mais negociados por brasileiros em 2021"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*