ProsaiMaués orienta famílias que serão reassentadas

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realiza, na tarde desta quinta-feira (14/12), uma oficina com beneficiários do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), para esclarecimento das soluções de reassentamento oferecidas às famílias diretamente afetadas pelas intervenções do programa. Desta vez, o público-alvo serão os moradores da Lagoa do Prata, segunda lagoa a ser executada pelo Prosai.

A oficina, que no mês de novembro foi ministrada para moradores da Lagoa da Maresia, tem como objetivo o entendimento de cada uma das soluções que o Plano de Reassentamento (PDR) do ProsaiMaués prevê para as famílias residentes na envoltória de obras do programa, que serão retiradas e reassentadas. “Neste momento, 25 famílias da Lagoa do Prata participarão da oficina. São pessoas que fazem parte da primeira frente de obras que será trabalhada nesta lagoa e que, juntamente dos beneficiários da Lagoa da Maresia, receberão atendimento da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), que estará em Maués de 18 a 21 de dezembro para dar início aos processos de negociação de indenização”, explicou a assistente social Fabrícia dos Anjos, do Trabalho Técnico Social (TTS).

Ação de saúde

Também na tarde de quinta-feira, na sede da Unidade de Gerenciamento do ProsaiMaués (UGPM), os beneficiários participarão de palestra de conscientização em alusão à campanha “Dezembro Vermelho”, de combate e prevenção ao vírus HIV. “A atividade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Maués e será conduzida pelo enfermeiro Paulo Roberto Costa, do Centro de Testagem Rápida (CTA) do município. No dia 21 de dezembro haverá uma ação de encerramento do ‘Dezembro Vermelho’ onde o CTA contemplará as famílias do programa com exames rápidos e outros atendimentos de saúde”, disse Afonso Brasil, psicólogo do ProsaiMaués.

Mudando a cara da cidade

O Programa de Saneamento Integrado de Maués tem como objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do município. Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável à comunidades indígenas. Os trabalhos se concentram nas lagoas da Maresia, Prata, Donga e seus entornos.

Na lagoa da Maresia, a obra prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, praça das árvores, banheiros, espaço para atividades poliesportivas, píer, espaço multiuso, estacionamento, estação elevatória de esgoto, área reflorestada e mirante. Na lagoa do Prata, haverá praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição, memorial do guaraná, recreação infantil, mirante, anfiteatro e redário. Para a lagoa do Donga Ramalho, o projeto é de reconstruir a vegetação, além de espaços para exercícios físicos e recreação infantil.

Seja o primeiro a comentar on "ProsaiMaués orienta famílias que serão reassentadas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*