Produção de flores do Distrito Federal será ampliada

Região tem alto poder aquisitivo e gasta anualmente mais do que a média nacional, mas produção ainda é baixa

Uma portaria publicada pela  Secretaria de Agricultura do DF pretende investigar o mercado floricultor na região, a fim de ampliar a produção e exportação de flores e plantas  ornamentais. A ideia é transformar a capital federal em um polo de distribuição, assim como acontece em outros municípios brasileiros, como na cidade de Holambra, no interior de São Paulo.

“A capital do país tem um grande público consumidor, com alto poder aquisitivo, o que potencializa as oportunidades não só de produção como distribuição de flores e plantas ornamentais”, disse a engenheira-agrônoma Loiselene Trindade da Rocha, coordenadora do Programa de Floricultura da Emater-DF. De fato: uma floricultura de Brasília recebe mais dinheiro por ano do que a média nacional. Enquanto os brasilienses gastam, em média, R$ 44,23/ano com esse tipo de produto, a média no país é de R$ 26,27.

O grupo de trabalho criado para o estudo desse mercado em potencial conta com Emater-DF, Ceasa-DF e representantes das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais. Hoje, a capital federal representa apenas 20% da produção do setor — os outros 80% são provenientes de outros estados, principalmente São Paulo. De acordo com o governo do DF, o objetivo é aumentar esse índice.

São produzidos, no DF, flores e folhagens de corte, flores em vasos, plantas verdes em vasos, plantas ornamentais, palmeiras e gramas em aproximadamente 598 hectares. Com o estímulo ao setor, a previsão é de mais empregos e possibilidades para os moradores da região. Na capital federal e nos arredores, hoje são cerca de 139 produtores de flores e plantas ornamentais. O mercado floricultor nacional tem um crescimento de aproximadamente 15% ao ano.

A 7ª edição do FestFlor Brasil, que ocorreu no início de setembro de 2019,  no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, foi uma amostra do potencial de consumo e de negócio na região. Fizeram parte do evento produtores rurais, paisagistas, decoradores e atacadistas. No total, 200 estandes foram montados, atraindo milhares de pessoas. O resultado foi um montante de R$ 3 milhões em negócios.

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