Peça sobre Graciliano Ramos em Viçosa e Quebrangulo

Programação faz parte da semana dedicada ao escritor dentro das comemorações do Bicentenário alagoano

 

A peça “Graciliano, um brasileiro alagoano – Memórias de Heloísa”, evento integrante das comemorações do Bicentenário de Alagoas promovido pelo Governo do Estado, chega nesta sexta-feira (24) à cidade de Quebrangulo, terra natal do escritor Graciliano Ramos. Hoje (23), a atração estará em Viçosa.

Em Quebrangulo, a peça será encenada no Centro Cultural da cidade, às 19 horas, enquanto que em Viçosa o público poderá ter acesso ao espetáculo no Centro de Convenções, também às 19 horas.

Já na quarta-feira (22), a peça levou ao Teatro Deodoro, em Maceió, trechos da vida e obra do aclamado autor alagoano.

“O sentido máximo das comemorações do Bicentenário vai exatamente nesta direção: estimular o povo alagoano a se interessar pelas coisas de Alagoas; a se conhecer melhor através da sua história, e com isso elevar sua autoestima, seu amor-próprio e seu apego à terra em que nasceu ou que escolheu para viver”, afirmou o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins.

O público, que lotou o Teatro Deodoro e esgotou os acentos em menos de 30 minutos, conferiu o trabalho de três atores alagoanos, que se desdobraram para apresentar dois “gracilianos” que conversam entre si, interagem e relembram alguns capítulos marcantes da sua trajetória lidos nas cartas encontradas por Heloísa, sua segunda esposa.

O espetáculo teatral possui trechos do historiador Silviano Santiago, assinada pelo ator alagoano Paulo Poeta. Ao lado dele, os atores Chico de Assis e Arilene de Castro completaram o time.

“Acredito que ao apresentar Graciliano ao público, atingimos o objetivo central em torno das comemorações do Bicentenário, que é gerar resultados futuros, deixando um legado às próximas gerações”, disse Paulo Poeta.

A montagem conta ainda com direção cênica de Beto Leão (in memorian) e Marco Antônio e trilha sonora de Fernando Melo, Duofel, Junior Almeida e músicas de John Coltrane e Chopin.

Entre uma cena e outra, foram exibidos trechos dos filmes Vidas Secas e Memórias do Cárcere, do cineasta Nelson Pereira dos Santos, e São Bernardo, de Leon Hirszman.

Ao final do espetáculo, o elenco foi aplaudido de pé pelo público e recebeu os cumprimentos da plateia. “A prova de que o trabalho foi aprovado estava nos aplausos calorosos e olhos marejados da plateia no final da apresentação. Isso é muito gratificante para nós”, enfatizou Poeta.

Para alguns, a apresentação trouxe o interesse pela leitura. “O que presenciei nesta noite me fez enxergar e despertar para um autor maravilhoso que nunca havia lido. Vou trocar algumas horas na internet por Graciliano e sei que vou ganhar muito com isso”, enfatizou o produtor de eventos Leoni Bezerra.

Seja o primeiro a comentar on "Peça sobre Graciliano Ramos em Viçosa e Quebrangulo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*