Mesa vai tentar hoje convencer governador a suspender reajuste das passagens

Deputado Joe Valle (PDT)

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal deve se reunir na noite desta segunda-feira (2) com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, para defender que ele suste o decreto que reajustou as passagens de ônibus e do metrô, em até 25%. A decisão foi anunciada hoje (2) no final da manhã pelo presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), logo após a primeira reunião da Mesa Diretora, convocada extraordinariamente para debater a questão.

Valle informou que foi o líder do Governo, deputado Rodrigo Delmasso (PTN), quem comunicou a ele que o governador estaria interrompendo sua viagem de férias para conversar com os deputados. Ontem, durante a solenidade de posse na nova Mesa Diretora, houve muitas manifestações dos distritais contra o reajuste anunciado pelo governo.

“Vamos ouvir o governador e cobrar a suspensão do reajuste abusivo. Se ele não voltar atrás deveremos fazer a convocação extraordinária da Câmara e votar um projeto de decreto legislativo para suspender o reajuste”, ressaltou o presidente.

Indagado pelos jornalistas se os deputados aceitariam um acordo por reajuste menor nas tarifas, Valle ressaltou que “o ideal é não ter reajuste nenhum agora”, mas ponderou que os deputados estão dispostos a debater a questão com profundidade, sem prejudicar os usuários e buscando também a adoção de uma alternativa para melhorar a gestão do sistema de transporte coletivo.

O presidente também explicou que, caso o governador não aceite iniciar diálogo com os distritais para a suspensão imediata do reajuste, determinado por ele sem discussão com o legislativo, os deputados devem votar em plenário um projeto de decreto legislativo, que pode ser de autoria da própria Mesa Diretora. O quórum mínimo regimental para aprovação é de maioria simples: 13 deputados.

Valle informou ainda que o secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, André Peres, está fazendo contatos com os deputados distritais que estão viajando, em virtude do recesso, para solicitar a presença deles em plenário. Na reunião extraordinária de hoje da Mesa Diretora apenas o deputado Robério Negreiros (PSDB), segundo secretário, que está fora de Brasília, não pôde participar da atividade, que durou pouco mais de uma hora.

Seja o primeiro a comentar on "Mesa vai tentar hoje convencer governador a suspender reajuste das passagens"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*