Maiores dúvidas sobre rinoplastia

A avaliação do cirurgião plástico é essencial em toda e qualquer cirurgia, seja ela para correção de características estéticas ou funcionais

A rinoplastia está entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos brasileiros, tanto no público feminino quanto masculino, tem o objetivo de melhorar a aparência, o tamanho e a proporção do nariz, equilibrando assim a aparência facial e melhorando a autoestima dos pacientes. “Além disso, a cirurgia plástica do nariz também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas, por exemplo, por anomalias estruturais dessa região.” explica o cirurgião plástico da Clínica Sabath Dr. Hugo Sabath.

Depois que compartilhar suas queixas e objetivos na primeira consulta, será realizada a avaliação física. O médico cirurgião irá avaliar sua estrutura nasal e, baseado nos parâmetros de simetria e medidas faciais, terá a noção das medidas ideais para o seu novo formato de nariz, de forma que estejam em harmonia com as características únicas da sua face.

Dr. Sabath destaca que a avaliação do cirurgião plástico é essencial em toda e qualquer cirurgia, seja ela para correção de características estéticas ou funcionais, pois apenas o profissional poderá confirmar a verdadeira necessidade do procedimento, avaliar as estruturas nasais e deixar decidido, em comum acordo com o paciente, qual técnica será utilizada, podendo ser a rinoplastia estruturada ou a redutora, por exemplo.

A consulta permite também alinhar as expectativas do paciente com relação ao resultado esperado, decidir o tipo de anestesia que será empregado e a possibilidade de associar o procedimento à outra cirurgia plástica, caso haja o interesse por parte do paciente.

“Em seguida é realizada uma simulação, através de fotos tiradas, nesse primeiro encontro, é possível fazer a alteração do nariz em softwares de edição de imagem. Nesse momento é possível discutir as alterações esperadas e possíveis.” esclarece o cirurgião plástico.

Diabéticos podem realizar a rinoplastia?

O diagnóstico de diabetes não é um fator impeditivo para a cirurgia de nariz. É necessário que a doença esteja controlada no momento da sua rinoplastia e que a equipe de cirurgia esteja ciente de que você tem essa doença metabólica, para a sua segurança, no procedimento.

O mesmo vale para qualquer doença em curso. O cirurgião deve estar informado do seu histórico clínico.

A rinoplastia trata sinusite e rinite?

Rinite e sinusite são processos alérgicos que a rinoplastia não vai alterar em nada. Em alguns casos, pode haver melhoras da obstrução nasal e desvio de septo, mas o paciente não deixa de ser uma pessoa alérgica.

Quem tem rinomodelação pode realizar uma rinoplastia?

“Nem a rinomodelação (com ácido hialurônico) e nem a bioplastia nasal (feita com PMMA) impedem a realização de uma rinoplastia. Porém será preciso retirar o material utilizado para a remodelar o nariz, antes de realizar os manejos cirúrgicos necessários para a alteração estrutural desejada.” explica Hugo Sabath.

Sempre é necessário quebrar o nariz para realizar o procedimento?

As fraturas controladas e realizadas durante a cirurgia não são sempre necessárias. São indicadas, principalmente para rinoplastias de redução ou de correção de desvio de septo. Atualmente, com equipamentos ultrassônicos, elas são realizadas com mais precisão e menos trauma para os tecidos ao redor do osso nasal a ser remodelado.

Quanto tempo dura a internação?

Geralmente, o paciente permanece no hospital por cerca de 6 a 8 horas após a cirurgia.

É preciso usar tampão nas narinas pós a cirurgia?

Atualmente, os tampões foram substituídos por splints nasais, estruturas de silicone que permitem que o novo formato nasal fique imobilizado até o primeiro curativo, mas não impedem a respiração do paciente nesse período.

É possível conseguir respirar logo após a rinoplastia?

Nos primeiros dias, em que o nariz fica mais inchado, poderá haver uma sensação maior de obstrução nasal, mas a respiração pelo nariz é possível sim.

O pós-operatório é dolorido?

A dor é muito relativa, mas os desconfortos desse tipo podem ser contornados com os medicamentos prescritos pelo cirurgião.

Quanto tempo dura os hematomas?

A depender do tipo de trauma sofrido na região da cirurgia, é possível que a região dos olhos fique com hematomas que irão desaparecendo dentro de 7 a 10 dias.

Quanto tempo de repouso no pós-operatório?

Basicamente, repouso relativo, manter a cabeça elevada, não dormir de bruços, evitar banhos muito quentes, evitar exposição solar, evitar pegar peso e impactos diretos, não utilizar acessórios como piercings e óculos por pelo menos 2 meses.

Para potencializar a recuperação, recomenda-se fazer compressas frias, lavagem nasal e curativo.

Em quanto tempo aparecerá o resultado final?

“A cicatrização é um processo que depende do organismo de cada paciente. Geralmente, o resultado de perfil se mostra com cerca de 3 meses. O resultado final, quando todos os edemas são absorvidos, poderá ser percebido para alguns pacientes, a partir de 9 meses da cirurgia. Para outros, pode demorar até 1 ano e meio para ser visto.” finaliza o cirurgião plástico da Clínica Sabath.

Mais Sobre Hugo Sabath:

CRM – 131199

Graduação em Medicina – Universidade Católica Boliviana – UCB – Bolívia – Residência – Especialização em Cirurgia Geral – Hospital Universitário Japonês – Bolívia 

Graduação em Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 

Orientador: UFRN -UFPB. – Residência – Cirurgia Geral – Hospital Stella Maris – Brasil 

Residência – Cirurgia Plástica – Faculdade Medicina do ABC Hospital Santa Catarina 

Reconstrução mamária com experiência na área de medicina , ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. – AC Camargo

Cirurgião Plástico – Clínica Sabath Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil 

Equipe Cirúrgica Pós Bariátrica – Grupo Ana Rosa Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil 

Cirurgião Plástico – Reconstrução Mamária Hospital Oncológico de Santa Cruz de La Sierra – Bolívia Mutirão de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas Hospital SAIDA – Líbano

Membro da FILACP

Membro Titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica

Membro ISAPS

Membro Internacional Sociedade Americana de Cirurgia Plástica

Titulo de Especialista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro IPRAS.

Seja o primeiro a comentar on "Maiores dúvidas sobre rinoplastia"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*