Inovação é a estratégia da Fundação Viva de Previdência

Com um canal já estabelecido com peculistas e famílias, baixos custos administrativos e recursos disponíveis para implantar as transformações pretendidas, o Planejamento Estratégico da VIVA para 2017-2018 prevê atrair e manter participantes desenvolvendo novos planos e novos negócios e espera adesões superiores às saídas já no ano de 2018.

Por Bruna Pereira A Fundação Viva de Previdência, entidade de previdência complementar fechada regida pela Lei Complementar n° 109/2001, está mudando a estratégia de atuação, com o objetivo de encerrar de vez o período em que foi vinculada à GEAP Saúde e em que o negócio principal era saúde e não previdência, motivo da intervenção pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Essa mudança visa compensar decréscimos de reservas, pois a maioria de seus atuais 53.400 (cinquenta e três mil e quatrocentos) participantes é de aposentados com idades entre 67 e 69 anos.

A meta é ousada, mas plenamente alcançável, Para receber os benefícios, que hoje podem ser de pagamento único ao participante em eventos pré-determinados, ou aos beneficiários em caso de morte do titular, que em média atingem R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais), os peculistas pagam em média R$ 60,00 (sessenta reais) por mês. Esses valores, entretanto, podem variar muito, em função das condições contratadas por cada participante. De imediato, está aberta aos que desejarem a possibilidade de conversão desse pecúlio em renda mensal, além de realizar resgastes parciais de suas reservas no momento da conversão.

A VIVA sai da intervenção da Previc como uma entidade moderna, que olha para a frente, objetivando a contratação de planos de previdência patrocinados ou instituídos com empresas e associações de diversos setores, desenvolvidos com as características inovadoras que melhor atenderem cada cliente dentro das inúmeras possibilidades permitidas pela legislação do segmento. Da mesma forma, pretende engajar esses parceiros na empreitada de proporcionar cobertura previdenciária a seus empregados e associados, em obediência a seu lema, “a vida é feita de planos”.

Tudo isso denota perfeitamente o cenário de profunda transformação organizacional vivido pela Fundação. Em termos concretos, o objetivo é ampliar a base de contribuições da entidade já em 2018. A ideia é que, com uma proposta de valor inovadora e bem executada – tanto do ponto de vista do participante quanto dos patrocinadores ou instituidores – diversos fatores que hoje são considerados inibidores do crescimento da previdência complementar fechada sejam mitigados ou até afastados.

Em uma palavra, criar planos de benefícios com proposições adequadas à nova realidade social e econômica do século 21. Esses ousados planos serão inicialmente conduzidos por uma Diretoria Executiva indicada pela Previc, formada por Nizam Ghazale e Júlio Vieira, que já são gestores da Fundação, e orientadas por uma equipe de seis veteranos peculistas habilitados pela Previc e que serão empossados para uma gestão provisória nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. São eles: Eloá Cathi Lor e Sibele Monteiro da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Ceres (Anapec), Flávio Leite e Pedro Sanches da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), e Ana Lago e Djalter Oliveira da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Eles também serão responsáveis por realizar eleições gerais para a escolha dos novos conselheiros, que terão um mandato de quatro anos, segundo regras estabelecidas no próprio Estatuto e deverão ser realizadas no segundo semestre desse ano. A posse desses conselheiros acontece no próximo dia 10 de março, às 15 horas, na Sala Bromélia, do Quality Suites Hotels, localizado no SMAS Trecho 3, Conjunto 3, Ed. The Union Office, Brasília/DF. Na mesma data, pela manhã a Fundação abrirá suas portas para receber também a imprensa, em coletiva, no mesmo local, quando falará do momento que está vivenciando, do novo estatuto e dessas mudanças previstas pelo planejamento estratégico 2017-2018.

SERVIÇO

COLETIVA DE IMPRENSA – A VIDA É FEITA DE PLANOS

Data: 10/3/2017

Horário: 10 horas

Local: SMAS Trecho 3, Conjunto 3,

Sala Bromélia

Ed. The Union Office, Brasília-DF

POSSE DO CONSELHO INAUGURAL

Data: 10/3/2017

Horário: 15 horas

Local: SMAS Trecho 3, Conjunto 3,

Sala Bromélia

Ed. The Union Office, Brasília-DF

Seja o primeiro a comentar on "Inovação é a estratégia da Fundação Viva de Previdência"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*