Governador da Paraíba passa presidência do Consórcio Nordeste e critica gestão federal

João Azevêdo destaca o papel do Consórcio Nordeste no enfrentamento da pandemia e critica relações institucionais conflituosas com o ex-presidente Jair Bolsonaro

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), transferiu a presidência do Consórcio Nordeste para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), nesta quarta-feira (31). Durante o evento, João Azevêdo fez um balanço sobre a atuação do Consórcio Nordeste durante sua gestão e destacou os desafios enfrentados, principalmente durante a pandemia de Covid-19. Além disso, aproveitou a ocasião para fazer críticas contundentes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem mantém desentendimentos políticos.

João Azevêdo enfatizou a importância do Consórcio Nordeste no enfrentamento da pandemia de forma baseada na ciência. Ele também mencionou que esse período foi marcado por uma “pandemia de gestão”, referindo-se às relações institucionais conflituosas entre o governo federal e os governos estaduais.

“Eu não tenho dúvida nenhuma de que o Consórcio Nordeste entre 2019 e 2022 desempenhou um papel fundamental, por diversos motivos, principalmente pelo enfrentamento que tivemos que fazer de uma forma correta, seguindo a ciência, da pandemia. É importante entender que naquele momento nós tínhamos duas pandemias: tínhamos a pandemia da Covid e tínhamos uma pandemia de gestão, em que as relações institucionais entre o poder central e os governos dos estados foram absolutamente rompidas e nós nos encontramos em um isolamento muito grande. Foi a partir dali que, eu não tenho dúvida nenhuma, o Consórcio se fortaleceu e deu a devida resposta”, afirmou João Azevêdo.

O governador também destacou sua experiência como coordenador do Consórcio em 2023 e enfatizou que a presidência é exercida de forma coletiva pelos nove governadores, cada um com sua independência de fala e posicionamento.

Seja o primeiro a comentar on "Governador da Paraíba passa presidência do Consórcio Nordeste e critica gestão federal"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*