Fórum de Governadores do Brasil Central avança nos debates sobre o mercado comum

Integrantes do bloco também aprovaram a contratação de consultoria para desenvolver uma estratégia unificada de exportação

Em assembleia na manhã de ontem (3), em Goiânia (GO), os integrantes do Fórum de Governadores do Brasil Central decidiram contratar consultoria para desenvolver uma estratégia unificada de exportação para os estados participantes e o Distrito Federal. O grupo também avançou na discussão sobre o mercado comum, que englobará sanidade animal e vegetal, segurança pública, incentivos fiscais e questões tributárias.

Em reunião nesta sexta-feira (3), integrantes do bloco também aprovaram a contratação de consultoria para desenvolver uma estratégia unificada de exportação.

Em reunião nesta sexta-feira (3), integrantes do Fórum de Governadores do Brasil Central aprovaram a contratação de consultoria para desenvolver estratégia unificada de exportação

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, participou do encontro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e falou sobre habitação, regularização fundiária e novas políticas para o Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros assuntos. “Gostaria, em nome do governo federal, de cumprimentar essa iniciativa e me colocar como parceiro. Que o Consórcio Brasil Central sirva de exemplo para os demais estados brasileiros.”

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou o empenho do ministro para a retomada das obras das estações de captação e tratamento de água do Sistema Produtor Corumbá 4, que abastecerão regiões do DF e municípios goianos do Entorno. A construção está em andamento em Brasília, mas paralisada no estado vizinho. “O Ministério das Cidades está intermediando a conversa entre o Ministério Público e o consórcio vencedor contratado pela Saneago [companhia de saneamento de Goiás] para que possamos concluir essa obra até o fim de 2018”, disse.

Rollemberg e o governador de Goiás, Marconi Perillo, ainda anunciaram, para março, a inauguração da Estação de Tratamento de Águas Lindas, que vai garantir a qualidade da água do Descoberto.

Também participaram da reunião nesta sexta os governadores Confúcio Moura, de Rondônia; Flávio Dino, do Maranhão; Marcelo Miranda, do Tocantins; Pedro Taques, de Mato Grosso; e Reinaldo Azambuja, de Mato Grosso do Sul, além de vice-governadores.

Marconi Perillo se solidarizou, em nome de todos os governadores do fórum, com o ex-presidente Lula, devido à situação da esposa dele, Marisa Letícia, internada em São Paulo (SP) com morte cerebral.  “Estamos consternados e somos solidários neste momento de dor por que passa Luiz Inácio Lula da Silva e toda a família.”

O Fórum de Governadores do Brasil Central

O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional, com base na cooperação entre os chefes da administração pública.

A próxima reunião está marcada para abril deste ano, em Cuiabá (MT), onde o bloco pretende definir as ações que receberão investimentos do fundo do Consórcio Brasil Central. Na ocasião, os secretários de Fazenda devem apresentar um parecer sobre o mercado comum. Uma das propostas que terá atenção especial é o investimento em inteligência na área de segurança pública.

Seja o primeiro a comentar on "Fórum de Governadores do Brasil Central avança nos debates sobre o mercado comum"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*