Da guerra de Stalin à fome na Ucrânia

“A Fome Vermelha – A guerra de Stalin na Ucrânia”, da jornalista e economista Anne Applebaum, é um chocante e contundente estudo historiográfico sobre a política de coletivização da agricultura de Stalin, que expulsou camponeses de suas terras e levou a Europa à fome mais letal de sua história

A FOME VERMELHA


Anne Applebaum


 

 
Páginas: 560


 
Preço: R$97,90


 
Editora Record | Grupo Editorial Record

Não mergulhe neste livro se você tem medo de encarar a verdade, principalmente quando ela é sombria e incômoda. Depois de escrever sobre a cortina de ferro e o esfacelamento do leste europeu e sobre os campos de prisioneiros soviéticos, vencendo, inclusive, o Pulitzer de não ficção, a jornalista e economista Anne Applebaum apresenta agora a perturbadora face da fome provocada por uma política de Stalin – e revela as motivações desumanas por trás da coletivização do campo na Ucrânia, em 1929. Neste ano, o líder soviético decidiu expulsar milhões de camponeses de suas terras e leva-los a fazendas coletivas. O resultado foi a mais letal fome na história da Europa, conhecida como Holodomor.

Pelo menos 5 milhões de pessoas morreram entre 1931 e 1933 na União Soviética. A região da Ucrânia foi a mais afetada, com mais de 3 milhões de mortos, mas não em decorrência de condições climáticas adversas ou como resultado acidental de uma política catastrófica: o Estado soviético fez uso daquela barbárie para se livrar de um problema político e, em vez de enviar auxílio, trabalhou deliberadamente para exterminar a população Ucraniana, fechando as fronteiras da República e confiscando toda a comida disponível.

Neste livro. Anne Applebaum prova o que há muito se suspeitava: após uma série de rebeliões nas províncias, Stalin buscou ativamente eliminar o campesinato ucraniano. O Estado fechou as fronteiras da República e confiscou toda a comida disponível. A fome se espalhou rapidamente, e as pessoas se resignaram a comer qualquer tipo de coisa: grama, casca de árvore, cães, cadáveres. Nesta obra devastadora e definitiva, a autora captura o horror em que consistiu homens e mulheres animalizando-se para sobreviver a um mal sem precedentes.

Sobre a autora

Anne Applebaum é colunista do Washington Post e professora da London School of Economics, além de contribuir para o New York Review of Books. Seus livros anteriores incluem Cortina de Ferro: o esfacelamento do Leste Europeu (1944-1956), ganhador do Cundill Prize e finalista do National Book Award, e Gulag: uma história dos campos de prisioneiros soviéticos, vencedor do Prêmio Pulitzer de não ficção e finalista de três outros prêmios importantes.

Seja o primeiro a comentar on "Da guerra de Stalin à fome na Ucrânia"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*