Criança e Consumo denuncia Danone ao MPDFT por ações mercadológicas de comunicação dirigidas às crianças

Com o objetivo de fidelizar e estimular o público infantil a consumir as linhas Danoninho e Bonafont Kids, empresa promove campanha relacionada às Olímpiadas e ações no ambiente escolar

O Projeto Criança e Consumo, por meio do Instituto Alana, denunciou a empresa Danone ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios após constatar o desenvolvimento de ações mercadológica dirigidas às crianças das linhas Danoninho e Bonafont Kids, desrespeitando a legislação vigente. As ações procuram atingir o público infantil em diferentes ambientes de seu dia a dia, como teatros, escolas, espaços públicos e nos meios de comunicação, estimulando a criança a consumir e desejar produtos da Danone.

As campanhas de iogurte ‘Danoninho Dino Arena’ e da água ‘Bonafont Kids’, veiculadas em diversas mídias como TV, sites, youtube e redes sociais, associam momentos de diversão ao consumo desses produtos, atraindo o público infantil com animações e personagens. Além disso, a linha ‘Dino Arena’ utiliza como mote as Olimpíadas comitens colecionáveis como miniaturas e embalagens relacionadas ao evento esportivo sediado no Brasil em agosto.

A Danone também patrocina o programa ‘1,2,3 e Saúde’ em escolas, que incentiva as crianças a consumir produtos lácteos e água. A iniciativa, camuflada como educativa e cultural, criou um concurso para estimular crianças e educadores a produzir conteúdos sobre alimentação a partir desses produtos, em troca de premiações. É possível perceber que o intuito da ação é alterar o hábito alimentar das crianças e de suas famílias ao insistir na necessidade do consumo de produtos que são produzidos pela empresa idealizadora do projeto.

“Uma estratégia como essa da Danone, que envolve comunicações na TV, nas escolas, nos pontos de vendas e em ações supostamente lúdicas como teatros ou concursos, mostra a complexidade das ações focadas no público infantil para o convencimento da criança ao consumismo e fidelização à marca. Nosso objetivo é a proteção dos direitos da infância, inclusive nas relações de consumo, garantidos na legislação vigente como o artigo 227 da Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)”, ressalta Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.

Sobre o Criança e Consumo

Criado em 2006, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Seja o primeiro a comentar on "Criança e Consumo denuncia Danone ao MPDFT por ações mercadológicas de comunicação dirigidas às crianças"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*