Alinhar os dentes deixa de ser sinônimo de sofrimento entre adolescentes

Podendo ser usado a partir de 12 anos, o tratamento ortodôntico Invisalign se tornou o preferido de muitos adolescentes. Em vez do desconforto, do comprometimento estético e da dificuldade de fala e higienização dos aparelhos convencionais fixos, Invisalign baseia-se em alinhadores imperceptíveis, confortáveis e removíveis.

Contando com uma versão especialmente desenvolvida para adolescentes, que trata a maioria dos problemas de alinhamento dentário, Invisalign foi pensado para que o paciente não tenha nenhuma dificuldade no seu dia a dia durante o tratamento. As pessoas nem percebem que o paciente está usando aparelho.

“Além da discrição, o que mais me impressionou foi a praticidade de higienização. Antes de Invisalign, eu havia usado aparelho fixo convencional e sofria bastante na hora de passar fio dental e escovar os dentes. Com Invisalign era muito fácil fazer a higiene bucal”, lembra Luisa Maluf, estudante de odontologia de 20 anos, que usou Invisalign Teen quando tinha 14 anos.

Para cada tratamento Invisalign são encomendados em média 40 alinhadores – 20 superiores e 20 inferiores. Trocados em intervalo aproximado de uma quinzena, os alinhadores devem ser usados no mínimo 22 horas por dia.

Os alinhadores destinados a adolescentes são dotados de indicador de uso. Trata-se de um pequeno botão azul, que permite que o ortodontista controle se determinada peça foi usada o tempo necessário.

“Costumo dizer para meus pacientes adolescentes que, se eles não usarem corretamente os alinhadores Invisalign, terão que fazer um tratamento fixo convencional. Isso basta para que todos sigam à risca as orientações”, diverte-se Nelly Sanseverino, ortodontista de São Paulo credenciada no sistema Invisalign.

Ela conta que, entre adolescentes, aparelhos fixos convencionais podem atrapalhar bastante a rotina de estudos, esportes, baladas e namoro. Assim, adolescentes que usam Invisalign podem jogar futebol, por exemplo, sem se preocupar com escoriações causadas por aparelhos fixos convencionais – que são mais comuns do que se imagina. Por sua vez, adolescentes com gosto musical podem tocar seus instrumentos de sopro sem que um aparelho fixo convencional os atrapalhe.

Também há questões emocionais envolvidas. Pesquisas indicam que os pais subestimam os danos que desalinhamentos dentários podem causar na autoestima de seus filhos. Nesse tipo de situação, aparelhos fixos convencionais podem piorar a falta de confiança. A discrição de Invisalign, porém, evita que as outras pessoas percebam que o paciente está usando aparelho. Dessa forma, os adolescentes se livram de uma fonte potencial de ansiedade, ganhando confiança para serem eles mesmos.

Os resultados do tratamento com Invisalign podem ser percebidos no prazo de seis meses a um ano. Os tratamentos duram de seis meses a três anos, dependendo da complexidade do problema que o paciente apresenta.

Seja o primeiro a comentar on "Alinhar os dentes deixa de ser sinônimo de sofrimento entre adolescentes"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*