Obras estruturantes garantem qualidade de vida a moradores das grotas de Maceió

Com a implantação de escadarias drenantes, pontilhões e passeios, o programa tem devolvido a autoestima e assegurando mais qualidade de vida aos moradores(Foto: Márcio Ferreira)
Parceira com o ONU-Habitat poderá servir de modelo para aplicação em outras regiões do Brasil

Durante muitos anos, as grotas de Maceió permaneceram esquecidas pelo poder público e não recebiam qualquer tipo de investimento, fosse na área de infraestrutura, como também nas áreas de saúde, lazer, empreendedorismo e cultura. Esse cenário vem mudando drasticamente desde a criação do ‘Pequenas Obras Grande Mudanças’, hoje intitulado ‘Vida Novas nas Grotas’, pelo Governo de Alagoas.

Com as obras estruturantes de escadarias drenantes, pontilhões e passeios, realizadas pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o programa, que objetiva atingir todos os 300 mil moradores de grotas, tem devolvido a autoestima e assegurando mais qualidade de vida aos que residem nessas localidades.

(Fotos: Márcio Ferreira, Micaelle Moraes e Ascom/Setrand)

É o que conta José Antônio Oliveira, líder comunitário da grota Chã Nova há 28 anos. “A espera terminou. Nós só éramos lembrados em épocas de tragédias, quando alguma barreira ou casa desabava na época das chuvas. E isso mudou. Estamos com as expectativas nas alturas para ver as obras começarem. Tenho certeza que seremos muito felizes. Sairemos da lama, teremos a condição de sairmos de casa, ir a uma padaria, levar nosso filho ao colégio, ter qualidade de vida”, comemorou o morador.

(Fotos: Márcio Ferreira, Micaelle Moraes e Ascom/Setrand)

(Foto: Ascom/Setrand)

Além de Chã Nova, as famílias das comunidades do Antares, Rafael, Canal 5 e Samambaia estão sendo beneficiadas pelo programa Vida Nova nas Grotas. A expectativa é que, até o final do ano, os trabalhos sejam ampliados para 40 grotas da capital alagoana.

O secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destacou a ampliação do ‘Vida Nova nas Grotas’ e a parceria com o ONU-Habitat. “O projeto foi ampliado e não vai parar de crescer. Ele cresceu tanto, que depois de terminarmos as obras na parte estrutural, as outras secretarias vão manter suas ações em parceria com a equipe do ONU-Habitat, que, tenho certeza, vão ser recebidos pelas comunidades de braços abertos”, afirmou.

 

(Fotos: Márcio Ferreira, Micaelle Moraes e Ascom/Setrand)

Sendo o primeiro estado do Nordeste a fazer a parceria com o ONU-Habitat, Alagoas pode se tornar exemplo para as demais regiões do país, com as ações que serão feitas nas comunidades mais carentes de Maceió.

“Estamos muito empolgados com esse projeto. A intenção da ONU chegar é fazer com que ela tenha uma aproximação mais holística. Desenvolver ações que vão além da mobilidade, como desenvolvimento econômico e estratégia de segurança”, contou Jonatas de Paula, analista integrante da equipe selecionada para trabalhar no escritório do ONU-Habitat em Alagoas.

“Alguns aspectos desse projeto já foram usados no Rio de Janeiro e trazemos esse conhecimento para ser usado aqui e, obtendo sucesso, espero que possamos replicar nos outros municípios e em outras regiões do país”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar on "Obras estruturantes garantem qualidade de vida a moradores das grotas de Maceió"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*