4 ensinamentos da Bíblia para lidar com a ansiedade

Glorify traz exemplos do que as Escrituras têm a dizer sobre o tema para ajudar a acalmar a mente e o coração

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, sendo que, junto da depressão, teve um aumento de casos de mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. Transtornos como esses estão se tornando cada vez mais prevalentes, afetando pessoas de todas as idades, origens e estilos de vida, por isso precisam ser enfrentados. Uma das formas de combater o problema é a própria Bíblia, que traz aos cristãos maneiras de resistir à opressão da ansiedade.

Glorify, aplicativo global de devocionais cristãos, separou alguns exemplos do que as Escrituras têm a dizer sobre a questão, mostrando que uma fé forte é uma aliada no combate diário da doença. Confira:

  1. Não fique ansioso

Não fique ansioso por nada, mas em todas as situações, pela oração e súplica, com ação de graças, apresente seus pedidos a Deus (Filipenses 4:6).

O mandamento para não ficar ansioso pode parecer um pouco estranho, mas na verdade, é um convite à presença do Pai Celestial. Ou seja, o versículo não diz para descartar a realidade da ansiedade, mas sim de não restringir a vida pelo medo e se aproximar Dele com confiança, pedindo o que precisamos e dando graças à Sua bondade.

  1. É normal sentir-se ansioso

Eclesiastes 3:4 lembra que toda emoção tem seu “momento” e que há “tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar”. Isso significa que, embora a ansiedade não seja o que Deus deseja para as pessoas, é uma parte normal da experiência humana, uma vez que ao longo das Escrituras existem afirmações como essa sobre a realidade de todas as emoções, mesmo as mais desafiadoras. Ou seja, o Livro Sagrado diz que alguém não é anormal ou está errado quando se depara com esse tipo de sentimento na vida.

  1. Estar ansioso não faz de você um mau cristão

Romanos 8:38-39 diz: “Porque estou certo de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação poderá para nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Esse trecho da Bíblia revela nada, nem mesmo os sentimentos de ansiedade farão Deus amar menos uma pessoa, uma vez que todos são feitos à Sua imagem. Por isso, por mais que muitas vezes esse transtorno possa causar culpa, preocupação de que algo está errado ou até mesmo que não estejamos confiando no Senhor o suficiente, as Escrituras são claras de que estar ansioso não faz de alguém um mau cristão.

  1. Há uma resposta para sua ansiedade

A Bíblia é clara de que não há problema em se sentir ansioso na vida, mas também promete que Deus tem uma resposta para a ansiedade, pois Ele será vitorioso sobre todo pecado, doença, enfermidade e dor. Um dos maiores exemplos disso está em Apocalipse 21:4, que diz: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem pranto, nem dor, porque a velha ordem das coisas já passou.”

Sobre o Glorify

Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo móvel com a missão de possibilitar que cristãos em todo o mundo se conectem com Deus diariamente através de leituras bíblicas, meditações, declarações e espaço para oração e reflexão. Tem como objetivo se tornar a principal plataforma digital cristã, reinventando como os fiéis se conectam com Deus e sua comunidade por meio da tecnologia. O aplicativo está disponível para download no Google Play Store e Apple Store. Mais informações: https://glorify-app.com/pt-br/ 

Seja o primeiro a comentar on "4 ensinamentos da Bíblia para lidar com a ansiedade"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*