TJ-RO vai contratar juízes substitutos após quase uma década sem repor alta magistratura do órgão
Alice Bachiega
A Vunesp foi escolhida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para organizar um concurso que vai contratar juízes substitutos neste primeiro semestre. O contrato já foi publicado no Diário Oficial do Estado, deixando o exame apenas em fase de preparação do edital. O TJ-RO ainda não divulgou o número de vagas que vai abrir.
Segundo o jornal Folha Dirigida, a expectativa é que o documento saía ainda no primeiro semestre de 2019, já que a etapa mais demorada ー a de escolha da banca organizadora ーjá ficou para trás.
O anúncio de um concurso para juízes do tribunal local foi feito em agosto do ano passado, quando o governo rondoniense esperava publicar o edital até o final do ano passado. Os trâmites de análises e escolha da banca, porém, sofreram constantes atrasos e deixaram o processo de eleição da Vunesp apenas para este ano.
São vários os motivos para a expectativa em torno do concurso: a primeira é que o TJ-RO não tem mais cadastro de reserva para repor as ausências de juízes que, no Estado, recebem uma salário inicial de R$ 24,8 mil, mais benefícios. Os pré-candidatos precisam ter graduação em Direito e comprovar atividade jurídica por ao menos três anos. Segundo a Folha Dirigida, a remuneração chega aos R$ 30,4 mil com a progressão na carreira.
O segundo motivo é que o último concurso do TJ-RO foi feito em 2010, quando foram contratados 15 juízes ー incluindo vagas para deficientes.
Seja o primeiro a comentar on "Vunesp vai organizar concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Rondônia"