O Centro Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria da Educação Cultura e Esporte (Seduce), sedia nos dias 3 e 4 de fevereiro, sábado e domingo, a Feira E-Cêntrica. No sábado a mostra abre das 15 às 21 horas. No domingo, das 14 às 20 horas.
A E-Cêntrica de publicações independentes integra um conjunto de ações de apoio à transformação da cadeia produtiva livreira. A qualificação de leitoras e leitores, a valorização da autoria, a atualização do papel das editoras e a busca de novos modelos de negócios estão entre os aspectos fundamentais para a inovação no mercado editorial, propostas do evento.
Em sua primeira edição ampliada, a Feira E-Cêntrica reúne mais de 60 expositores de diversas partes do Brasil, autores e autoras, coletivos criativos e pequenas editoras, com seus livros especiais, HQs, zines, artes gráficas em suportes diversos.
O evento tem apoio cultural da Seduce, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a Nega Lilu Editora e a Casa da Cultura Digital propõem uma programação gratuita de alta qualidade e coerente com a proposta.
Programação:
Dia 3 (sábado)
9h às 12h – Oficina literária para jovens: estímulos para leitura e escrita criativa, com Micheline Lage (GO)
9h – Oficina de zine, com Beatriz Perini (GO)
14h – Laboratório poético, com Angélica Freitas (RS)
14h – Curso Projeto Editorial, com João Varella (SP)
14h – Bate-papo: “Além das letras − o poder das leituras afetivas e partilhadas. A experiência do Festival Itinerante de Leitura − Uniduniler todas as letras!”, com Alessandra Roscoe (DF)
15h às 21h – Feira E-Cêntrica: livros especiais, zines, HQs, artes gráficas
16h – Mulherio das Letras 2018: reunião de pré-produção do encontro regional (Centro-Oeste)
18h – Bate-papo: “A atuação da mulher na cadeia produtiva literária”, condução da pesquisadora Regina Dalcastagnè (UnB), com participação de Leia Mulheres (Maria Clara Dunck), Mulherio das Letras (Carol Piva e Alessandra Roscoe) e da escritora Angélica Freitas
21h – Lançamento literário: Um útero é do tamanho de um punho (Angélica Freitas – Cia. das Letras), Gastrite Nervosa (LoveLove6 – Coleção Des.Gráfica) e O indizível sentido do amor (Rosângela Vieira – Patuá). Local: Livraria Palavrear (Rua 232, 338, Setor Universitário)
Dia 4 (domingo)
14h – Laboratório poético, com Angélica Freitas (RS)
14h – Curso Projeto Editorial, com João Varella (SP)
14h – Oficina “Eu, que sou exótica: poética negra da diáspora/dissidência sexual como reação à dor”, com Tatiana Nascimento (DF)
14h às 20h – Feira E-Cêntrica: livros especiais, zines, HQs, artes gráficas
17h – Bate-papo: “Estratégias alternativas de circulação da produção gráfica e literária independente”. Condução: Larissa Mundim (Portal e-cêntrica), com participação de Márcio Júnior (MMarte Produções), João Varella (Banca Tatuí) e Wilson Rocha (Livraria Palavrear)
18h – Lançamento literário: lundu, (Padê Editorial), de Tatiana Nascimento (DF), Luquinianas (Edições Ricochete), de Eugênia Fraietta (GO) e Sangria (Selo DoBurro), de Luiza Romão (SP)
19 – Sarau das Minas GO, condução de Carol Schmid (GO) e participação especial de Luiza Romão (SP) e Tatiana Nascimento (DF)
Observação: vagas para expositores e para participantes de oficinas e cursos foram distribuídas por meio de processo seletivo, que antecedeu a data do evento.
Seja o primeiro a comentar on "Vila Cultural Cora Coralina recebe Feira E-Cêntrica"