Vendas no varejo da Paraíba crescem 2,2% em junho, terceira maior taxa do País

Segundo o IBGE, as vendas no varejo da Paraíba registraram alta em relação a maio, sendo a terceira maior taxa entre as unidades da federação

As vendas no varejo paraibano tiveram um crescimento de 2,2% no mês de junho em comparação ao mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento foi a terceira maior taxa de crescimento entre as unidades da federação no período analisado.

Além disso, a Paraíba encerrou o primeiro semestre do ano com um aumento acumulado de 2% nas vendas no varejo em comparação ao mesmo período do ano anterior. No cenário nacional, a alta acumulada é de 1,3%.

Quando considerado o indicador do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, a Paraíba também apresentou resultados positivos. Na comparação entre junho e maio, houve um crescimento de 4,8% nas vendas no varejo ampliado. Já na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano anterior, o aumento foi de 6,8%. No acumulado do primeiro semestre, o indicador registrou uma alta de 5,6%.

Dentre as oito atividades pesquisadas pelo IBGE, quatro apresentaram crescimento nas vendas de maio para junho, incluindo tecidos, vestuário e calçados; hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelaria; e móveis e eletrodomésticos. Por outro lado, houve queda nas vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; outros artigos de uso pessoal e doméstico; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; e combustíveis e lubrificantes.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é uma ferramenta que fornece indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país. Ela investiga a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista. A PMC é realizada desde 1995 e oferece resultados mensais sobre a variação do volume e da receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado, incluindo automóveis e materiais de construção, tanto para o Brasil como para as Unidades da Federação.

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