Vacinação contra Influenza é estendida para todas as faixas etárias em Campina Grande

Prefeitura amplia acesso à vacina em todas as unidades de saúde da cidade

Da Redação

A Prefeitura de Campina Grande anunciou a extensão da vacinação contra a Influenza para todas as faixas etárias a partir de seis meses de vida. A medida visa proporcionar proteção à população contra a gripe, especialmente em um contexto de circulação de vírus respiratórios.

A campanha teve início em 17 de março e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, Policlínicas e no Terminal de Integração. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é reduzir internações hospitalares, complicações clínicas e óbitos relacionados à Influenza.

Os efeitos colaterais da vacina podem incluir dor no local da injeção, enrijecimento da região, vermelhidão temporária, mal-estar, dor de cabeça, dores no corpo e indisposição. Reações adversas e raras, como anafilaxia sistêmica e abcessos no local da injeção, também podem ocorrer.

A campanha nacional de vacinação da Influenza se estende até 31 de maio, com um novo dia de mobilização marcado para 18 de abril. Na próxima semana, haverá uma intensificação da campanha com a vacinação nas proximidades das agências bancárias, visando alcançar o público idoso.

Em Campina Grande, 146.547 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, com grupos prioritários que devem ser imunizados em 90%. Estes grupos incluem crianças, idosos, indígenas, gestantes e puérperas, totalizando 96.050 pessoas. Até o momento, foram aplicadas 33.187 doses.

“Aqueles que pertencem aos grupos prioritários e ainda não se vacinaram este ano devem procurar um dos nossos pontos de vacinação para se protegerem contra a Influenza, especialmente as crianças e os idosos, que são os grupos mais vulneráveis para as formas graves da doença”, destacou a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.

A vacina protege contra cepas dos vírus Influenza A Victoria H1N1, Influenza A Thailand H3N2 e Influenza do tipo B. Para pessoas a partir dos 9 anos de idade, é aplicada em dose única. Nas crianças de seis meses a menores de 9 anos, são aplicadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias. Já para as crianças entre 6 meses e menores de 9 anos que já tomaram alguma dose anteriormente, a vacina é administrada em dose única.

A vacinação contra Influenza pode ser realizada junto com outras vacinas, como a da Covid-19. Recomenda-se, no entanto, que pessoas com sintomas de doenças gripais ou respiratórias aguardem a recuperação total antes de se vacinarem. Para aqueles com alergia leve ao ovo, a vacina pode ser aplicada normalmente, enquanto que para alergias graves, a aplicação deve ser supervisionada por um médico.

As únicas contraindicações são para crianças menores de seis meses e pessoas que apresentaram anafilaxia grave após receber a dose da vacina em anos anteriores.

Seja o primeiro a comentar on "Vacinação contra Influenza é estendida para todas as faixas etárias em Campina Grande"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*