Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP ao HIV na Paraíba

Medida do Ministério da Saúde amplia grupo prioritário, visando a prevenção de ISTs e cânceres associados ao HPV

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Imunizações, anunciou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, que incluiu este novo grupo no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para fortalecer a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres relacionados ao HPV na Paraíba.

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as salas de vacina dos 223 municípios paraibanos, bem como no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) de João Pessoa. Usuários de PrEP também podem se vacinar no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em ISTs, localizado em Jaguaribe, João Pessoa, e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Campina Grande.

Além do novo público-alvo, o grupo prioritário para a vacina contra o HPV inclui:

  • Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com esquema de dose única.
  • Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados), com esquema de três doses (0, 2 e 6 meses).
  • Pessoas de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual, com esquema de duas doses (9 a 14 anos) ou três doses (15 a 45 anos).
  • Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) a partir dos 2 anos, com esquema de três doses.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e está associada ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A infecção pode ser transmitida por contato direto com a pele ou mucosa infectada, independentemente da penetração sexual.

A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV em caso de exposição ao vírus.

Seja o primeiro a comentar on "Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP ao HIV na Paraíba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*