Último dia para inscrições no Sisu 2024, com 264.254 vagas em 127 instituições públicas de educação

Estudantes que participaram do último Enem têm até as 23h59 desta quinta-feira (25) para realizar as inscrições no Sisu

Da Redação

Brasília, 25 de janeiro de 2024 – Os estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 desta quinta-feira (25) para realizar as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, oferecendo um total de 264.254 vagas em 127 instituições públicas de educação superior.

Para se inscrever no Sisu, os estudantes devem ter participado do Enem fora da condição de treineiro e não ter zerado a prova de redação. Com a inscrição, os interessados são automaticamente classificados de acordo com a nota e podem mudar as opções de curso conforme a oscilação da classificação.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a nota de corte parcial do processo seletivo do Sisu, que varia conforme a pontuação do último candidato inscrito no programa até o total das vagas ofertadas para cada opção de curso, turno e modalidade.

O Sisu oferece a possibilidade de inscrição para os cursos no primeiro ou segundo semestre de 2024. O resultado da chamada única será divulgado em 30 de janeiro.

Até a noite desta terça-feira, 1.060.386 estudantes estavam inscritos, ocupando 2.008.580 classificações, o que representa 48% dos candidatos aptos a concorrerem às mais de 264 mil vagas disponíveis. Cursos como Medicina, Direito, Psicologia, Administração e Enfermagem estão entre os mais concorridos.

A classificação dos candidatos é feita com base na média da nota do Enem. O sistema realiza a seleção até o limite da oferta de vagas, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para a Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos na modalidade da Lei de Cotas serão classificados inicialmente na modalidade de ampla concorrência e, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas de acordo com o perfil socioeconômico.

As instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguem os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Cronograma completo do Sisu 2024:

  • Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado da chamada regular: 30 de janeiro
  • Matrícula da chamada regular: 1º a 7 de fevereiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Seja o primeiro a comentar on "Último dia para inscrições no Sisu 2024, com 264.254 vagas em 127 instituições públicas de educação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*