Para comemorar os 43 anos de atividades da TVE, que ocorre nesta quarta-feira (29), a partir da próxima segunda-feira (3), a emissora começa os preparativos para destacar uma nova programação, toda ela agrupada no horário nobre. Serão quatro horas de conteúdo local, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. “A ideia é concentrar esforços para entregar um jornalismo mais crítico, profundo e transformador aos gaúchos”, afirma a diretora de Jornalismo, Laura Mamfrim de Freitas. A faixa de Cultura, das 18h às 19h, terá os programas tradicionais da emissora: Radar e Estação Cultura.
A readequação da grade, com novos cenários e programas, vai marcar o aniversário da emissora a partir do conceito de uma TVE Mais Sustentável. A intenção é valorizar a produção local evidenciado a real viabilidade econômica de suas operações, transparecendo também a partir do slogan sua preocupação com questões de sustentabilidade ambiental. “Com mais informação, mais cultura, mais educação, mais esporte. Uma TVE mais sustentável está nascendo. Mais democrática e mais plural”, afirma a diretora de Programação, Tatiana Forster.
A reformulação e os investimentos foram viabilizados com auxílio da Associação de Amigos da Fundação Piratini, com recursos captados pela Lei Rouanet. A Celulose Riograndense é a apoiadora cultural de toda a nova programação da TVE no horário nobre.
O papel estratégico da comunicação pública parte de princípios como a pluralidade e renovação. “O objetivo é ter uma programação informativa dinâmica, instigante, democrática, plural e culturalmente diversa, que tenha impacto real na vida das pessoas e que seja útil”, explica o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr. A nova programação da TVE foi discutida com os funcionários em várias reuniões. “Foi uma construção coletiva, com muito diálogo, visando criar espaços ricos para o debate e o exercício da cidadania plena através de jornalismo”, ressalta.
A rede de parceiras do interior, que conta com mais de 40 TVs comunitárias, universitárias e independentes, ganhará um programa exclusivo no final de semana (Pelo Rio Grande, com 30 minutos) e terá ainda mais destaque no jornalismo da emissora. Ainda aos finais de semana, reprises dos melhores momentos da semana serão levadas ao ar, além dos programas consagrados da TV Cultura, TV Brasil, TV Escola e TV Ines.
A nova grade com programação local no horário nobre será formada pelos seguintes programas:
– Faixa da Cultura | Às 18h, Radar, e o Estação Cultura, em novo horário, das 18h30 às 19h;
– Às 19h, o Plano de Jogo traz o melhor do esporte gaúcho, muito além do futebol;
– Às 19h15, o retorno do programa Consumidor em Pauta;
– Faixa do Jornalismo | Das 19h30 às 20h30, uma novidade: a revista eletrônica Panorama TVE trará o melhor do jornalismo da emissora pública do Rio Grande do Sul;
– Às 20h30, o Debate TVE abordará o tema polêmico do dia ou terá um assunto que merece ser discutido pela população:
– Faixa Premiada | Das 21h às 22h, uma hora com todos os programas consagrados e premiados da emissora, como TVE Repórter, Faces, Frente a Frente, Nação e Curta TVE.
– Na segunda-feira, o retorno do TVE Esportes, reformulado, das 21h às 22h, com o resumo da rodada do final de semana, debate esportivo e matérias especiais sobre outros esportes.
Seja o primeiro a comentar on "TVE completa 43 anos com programação focada no horário nobre"