“Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil” foi o tema escolhido
Da Redação
Brasília, 5 de novembro de 2023 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano (“Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”), que aborda os desafios relacionados à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil.
Os candidatos inscritos no Enem realizam, na tarde deste domingo (5), as provas de linguagens e códigos e de ciências humanas. O exame teve início às 13h30 e está programado para encerrar às 19h (horário de Brasília).
A prova de redação exige que os participantes produzam um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os candidatos devem apresentar um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Além disso, é necessário elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto, a qual deve respeitar os direitos humanos.
Os participantes devem se atentar às cinco competências que serão avaliadas na redação, incluindo o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a compreensão da proposta de redação e a aplicação de conceitos de diversas áreas de conhecimento, a seleção e organização de informações e argumentos, a demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação, e a elaboração de proposta de intervenção.
Critérios que podem levar à atribuição de nota zero na redação incluem a fuga ao tema, textos com até sete linhas, trechos deliberadamente desconectados do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
O Enem é um importante processo seletivo para ingresso em instituições de ensino superior e programas governamentais de acesso à educação, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Seja o primeiro a comentar on "Tema da redação do Enem 2023 aborda o patriarcado e o machismo no Brasil"