Startup Nordeste concede bolsas de fomento para 329 startups da região

A iniciativa vai disponibilizar auxílio financeiro para sócios/proprietários de negócios inovadores acelerados pelo programa

O Startup Nordeste – edição 2022 – entra na fase final com a concessão de auxílio financeiro para 329 startups selecionadas na última etapa do programa, contemplando 512 sócios/proprietários de negócios inovadores. Serão concedidas Bolsas Sócio Empreendedor no valor de R$ 6,5 mil mensais por até seis meses. A partir do dia 1º de novembro, os finalistas começam a executar o plano de trabalho definido com acompanhamento do Sebrae até 2023 com mentorias, capacitações e matchmakings com investidores.

Ao todo, o Startup Nordeste lançou nove editais, sendo um por estado da região. Foram mais de 2,2 mil inscritos e mais de 1,6 mil projetos de inovação selecionados para a fase de pré-aceleração. Depois disso, 900 projetos seguiram para a etapa de aceleração e, por fim, os melhores empreendimentos inovadores foram selecionados para receber o auxílio financeiro.

A analista de Inovação do Sebrae Nacional Fernanda Zambom destaca que a concessão de Bolsas Sócio Empreendedor é uma ferramenta de estímulo à inovação oferecida pela primeira vez em 2022. “Esses recursos são fundamentais para negócios inovadores enfrentarem o conhecido vale da morte, período que muitas empresas fecham as portas nos primeiros anos”, explica.

Segundo ela, no começo é muito mais difícil conseguir investimentos para desenvolver ideias mais inovadoras ou colocar o negócio em operação. “O Sebrae dá um fôlego para essas startups se desenvolverem, além disso, elas recebem uma capacitação. Acreditamos que, em pouco tempo, essas empresas estão preparadas para atrair investidores, participar de rodadas de negócios, fazer parcerias e começar uma operação com reais possibilidade de tração”, comenta.

Em ritmo de crescimento

No Rio Grande do Norte, a startup Hubbi é uma das selecionadas no estado para receber a Bolsa Sócio Empreendedor. A empresa atua no ramo automotivo de peças de reposição. Com uma ferramenta digital, é possível identificar toda a ficha técnica do veículo e cruzar informações com distribuidores e fornecedores cadastrados. Em pouco mais de um ano e meio de operação da ferramenta, a Hubbi já possui clientes em cinco estados do Nordeste e se prepara para expansão no Sul/Sudeste.

“O setor automotivo tem muito espaço para inovação e, com apoio do Startup Nordeste, aprimoramos alguns aspectos da empresa, como a parte de indicadores, e definimos nosso modelo de expansão para outras regiões”, conta o CEO da Hubbi, Igor Mesquita.

Entenda como funciona o programa

O Startup Nordeste é uma iniciativa do Sebrae que tem o objetivo desenvolver pequenos negócios inovadores localizados na região Nordeste, promovendo o incremento da matriz produtiva regional com produtos e serviços de alto valor agregado, fortalecendo o branding regional e posicionando o Nordeste como rede territorial fértil de negócios inovadores globais.

De acordo com os últimos levantamentos da Associação Brasileira de Startups (ABStartup), em 2020, o Nordeste concentrava apenas 8,4% do montante de startups brasileiras, ou seja, pouco mais de 1.100 startups. Em contraponto, a região é rica em cultura e economia criativa, sendo também bastante significativa nos quantitativos de instituições de ensino e pesquisa.

Seja o primeiro a comentar on "Startup Nordeste concede bolsas de fomento para 329 startups da região"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*