Setor de serviços na Paraíba registra maior crescimento do Nordeste, aponta dados do IBGE

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços revelam alta de 8,7% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado

Da Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (15) os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), revelando que o volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o maior crescimento entre os Estados da Região Nordeste em janeiro deste ano. A Paraíba registrou uma alta significativa de 8,7% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, além de uma alta bem acima da média nacional, que foi de 2,8%.

Segundo o relatório, o índice paraibano em janeiro, em comparação com dezembro do ano anterior, também registrou uma alta expressiva de 4,4%, liderando a taxa de crescimento entre os nove Estados do Nordeste. Essa performance posicionou a Paraíba como o 6º estado com maior crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, ficando atrás apenas dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima, Acre e Rondônia. Em contrapartida, a taxa de crescimento do país foi de 0,7%.

No ranking do Nordeste, a Paraíba se destacou nos dois indicadores: crescimento de janeiro sobre dezembro (4,4%) e de janeiro/24 sobre janeiro/23 (8,7%). Além disso, a pesquisa apontou que, dentre os estados nordestinos, Sergipe, Piauí e Maranhão também apresentaram crescimentos expressivos, enquanto o Rio Grande do Norte foi o único a registrar queda (-3,6%).

Quanto ao desempenho das atividades, houve alta em quatro das cinco atividades de serviços em janeiro ante dezembro, com destaque para o setor de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes e outros serviços. A única atividade a registrar queda foi a de serviços prestados às famílias, que recuou 2,7% em janeiro ante dezembro.

O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, destacou o crescimento das receitas em serviços audiovisuais e de edição integrada à impressão de livros, impulsionado pela produção de material didático direcionado às escolas. A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, sendo um importante instrumento para a análise da economia nacional.

Seja o primeiro a comentar on "Setor de serviços na Paraíba registra maior crescimento do Nordeste, aponta dados do IBGE"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*