Sete cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida devido à estiagem

Defesa Civil Nacional amplia lista de municípios em estado de emergência, permitindo o acesso a recursos federais para atender à população afetada

Da Redação

Nesta segunda-feira (5), a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em sete cidades da Paraíba devido à estiagem. As cidades afetadas são Bananeiras, Bom Sucesso, Casserengue, Santa Helena, Santo André, São José de Caiana e Uiraúna. Com esse reconhecimento, o total de municípios paraibanos em estado de emergência devido à estiagem chega a 125, acrescentando-se um município afetado pela seca.

Essa medida permite que os municípios solicitem recursos federais para auxiliar a população impactada. Em situações de estiagem e seca, os recursos são destinados principalmente para a aquisição de cestas básicas, fornecimento de água e aluguel de caminhões-pipa.

Além do socorro e assistência às vítimas, o governo também fornece recursos para a recuperação de serviços essenciais e a reconstrução de infraestruturas ou moradias que tenham sido danificadas ou destruídas por desastres.

A Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados com base nos planos de trabalho enviados pelas autoridades locais. Após a aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União com os valores a serem liberados para a assistência às regiões afetadas.

Seja o primeiro a comentar on "Sete cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida devido à estiagem"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*