Sesau recebe novas remessas de medicamentos

As empresas vencedoras das licitações para fornecimento de medicamentos e materiais começaram a fazer a entrega destes itens. A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) começou a receber parte dos medicamentos hospitalares e já tem feito a distribuição para as unidades de saúde do Estado.

Conforme o contrato, as empresa responsáveis devem entregar todos os itens contratados até a primeira quinzena de maio. Foram adquiridos medicamentos como anticoagulantes, corticosteroides, antiespasmódicos, antiarrítmico, antiinfecciosos, antibióticos, analgésico, antipiréticos, entre outros.

Estes itens estão sendo encaminhados com base na solicitação das unidades para suprir as demandas. Com a reposição dos estoques, algumas cirurgias não urgentes que ficaram temporariamente suspensas também voltarão a ser realizadas.

Segundo o secretário estadual de saúde, César Penna, com estas aquisições, o Estado deve retomar o índice de aproximadamente 70% de abastecimento em medicamentos. “Em 2014 recebemos o estoque em níveis críticos. Com um trabalho árduo, conseguimos elevar este índice para aproximadamente 70% e apesar de alguns momentos pontuais de desabastecimento em alguns itens, estamos conseguindo retomar nosso estoque e avançar bastante no que diz respeito ao abastecimento das unidades”, pontuou.

A Sesau precisa seguir normas rígidas para aquisição de medicamentos, principalmente no que diz respeito ao limite de preço, o que pode retardar a aquisição ou entrega de alguns materiais ou medicamentos específicos. As aquisições estão sendo feitas todas na modalidade pregão eletrônico, que ocorre por meio da internet e permite, entre outras vantagens, maior eficiência, transparência e economia, já que incentiva a competitividade e concorrência entre as empresas de todo o País.

Ainda conforme Penna, a Sesau está trabalhando para reduzir as chances de novos desabastecimentos. “Estamos com vários processos em andamento para aquisição de mais materiais e medicamentos, cujas licitações devem ocorrer ao decorrer do ano, para garantir o estoque”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar on "Sesau recebe novas remessas de medicamentos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*