Comissão pretende investigar impactos ambientais e sociais da atuação da empresa
Da Redação
Brasília, 12 de dezembro de 2023 – Senadores estão mobilizados para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a atuação da Braskem, uma grande empresa petroquímica, em Alagoas. A iniciativa busca esclarecer os impactos ambientais e sociais causados pela mina de sal-gema da companhia, cujo colapso em Maceió tem sido alvo de preocupação.
Até o momento, todos os membros do colegiado foram definidos, com a exceção de um representante do PDT. A CPI será composta por 11 titulares e 7 suplentes. Nos bastidores, há notícias de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem atuado para impedir a instalação desta comissão.
A Petrobras e a Novonor (anteriormente conhecida como Odebrecht) são as principais acionistas da Braskem. A agenda de hoje, terça-feira (12), incluiu um encontro do presidente Lula com políticos alagoanos para discutir os desdobramentos do colapso da mina em Maceió e a possível instalação da CPI.
Esta CPI da Braskem é vista como crucial para investigar as responsabilidades e buscar soluções para os danos causados à população e ao meio ambiente de Maceió, além de estabelecer medidas preventivas para evitar futuros desastres.
Seja o primeiro a comentar on "Senadores articulam instalação da CPI da Braskem em Alagoas; governo Lula reage"