Seja gentil: crianças também lidam com o sentimento de perda

Dia Nacional do Luto: como explicar o sentimento de perda para as crianças?

Permitir a manifestação da dor emocional faz parte do processo de cura, pois cada um enfrenta o luto de uma maneira singular. Por isso, é necessário respeitar o espaço do outro para que consigam expressar as emoções e os sentimentos negativos.

No entanto, quando o assunto são crianças enlutadas é necessário o dobro de atenção, cuidado e carinho. Na atual pandemia, muitas crianças vivenciaram sua primeira perda e não é fácil para que elas compreendam a situação.

Afinal, como os pequenos podem compreender o luto? Como os pais e responsáveis podem auxiliar na recuperação deste processo de sofrimento? Como explicar o sentimento de perda? De qual forma as crianças expressam essa dor? Qual é a melhor forma para respeitar o espaço dos pequenos sem deixar de ampará-los emocionalmente? 

Quem pode responder estas e outras perguntas para o seu público é a psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves. Também especialista na Ciência do Sentir, ela já catalogou mais de 500 sentimentos em 35 anos de estudos. A fonte tem oito livros sobre o tema e explica as vantagens de identificar e trabalhar os sentimentos para uma melhor qualidade de vida.

Abaixo você confere a biografia completa da autora. Caso queira outras informações.

Sobre a autora: presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS), Beatriz Breves é mestre em Psicologia pela American Word University (AWU/Iowa/USA), psicóloga, bacharel e licenciada em Física, com especialização em Física Moderna com base na Física Clássica pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Também é psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psychoanalytical Association (SBPRJ/IPA), e psicoterapeuta analítica de grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Como servidora pública aposentada, foi psicóloga estatutária do Serviço de Psicossomática do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ). Autora da Ciência do Sentir, entre outros livros escreveu: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Homem Além do Homem”, “A Fronteira do Adoecer – Por que Você Adoece?”, “O Eu Sensível”, e “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves”, todos publicados pela Mauad Editora.

Site: www.bbreves.socis.net.br
Redes sociais: Facebook | Instagram

Seja o primeiro a comentar on "Seja gentil: crianças também lidam com o sentimento de perda"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*