Secretário anuncia investimentos voltados à saúde

Pela primeira vez, Roraima realiza uma conferência de saúde voltada as mulheres. O evento busca soluções para dificuldades enfrentadas pelas mulheres na área da saúde por meio de propostas elaboradas por representantes dos municípios e com participação da população.

As propostas aprovadas na fase estadual serão levadas a Brasília no mês de agosto para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher – que ocorre 31 anos após a primeira edição que foi fundamental para a criação do SUS (Sistema Único de Saúde) – onde serão discutidas e então podem vir a se tornar políticas públicas de saúde.

Durante a abertura, o secretário adjunto da Saúde, Paulo Linhares, fez um breve resumo das melhorias voltadas para a saúde da mulher, como a chegada das carretas das mulheres no início do segundo semestre e a mudança do CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) para sede própria.

“Roraima é o único Estado do Brasil governado por uma mulher, então é natural que tenhamos políticas públicas voltadas para as mulheres, em especial à saúde e por isso temos várias ações específicas para elas como a edição especial da Caravana do Povo no mês de março intitulada como Caravana da Mulher. Em breve nós teremos a mudança do Centro de Referência de Saúde da Mulher e o espaço antigo vai passar por adequações para criar 30 novos leitos para o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth”, finalizou Linhares.

A conselheira nacional de saúde Maria Soraya Pinheiro que estará presente durante os três dias de evento disse que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas por todos os Estados do país, todos conseguiram realizar as macroconferências regionais e as etapas estaduais.

“É uma oportunidade da população participar das discussões sobre o que pode ser melhorado para a saúde da mulher e deixar claro que estamos lutando para garantir os direitos das mulheres de acesso a saúde e que é um dever de todos os governos promover a saúde da população”, disse Maria.

INVESTIMENTOS

Durante a gestão atual foi inaugurada a Casa da Gestante que oferece assistência às mães que por algum motivo precisam permanecer mais tempo na capital para acompanhar os recém-nascidos, aquisição de equipamentos para o CRSM, assim como a mudança para a nova sede, que irá beneficiar o HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) com a criação de 30 novos leitos, além de equipamentos novos, novos geradores de energia que comportam toda a unidade e emendas federais. Além disso, através de emenda parlamentar, o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto ganhará uma maternidade que ficará an exa à unidade, e também foram construídas salas de parto em vários municípios do interior.

PROGRAMAÇÃO

A 1ª Conferência de Saúde da Mulher segue nesta quarta-feira (21) a partir das 8h no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima) com palestras com os seguintes temas: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e participação social.

Na quinta-feira (22) o evento terá continuidade as 8h da manhã no bloco VI da UFRR com a criação de grupos para discussão e elaboração das propostas e a partir nas 14h será feita a leitura e aprovação das propostas e escolha dos representantes que participarão da etapa nacional.

Seja o primeiro a comentar on "Secretário anuncia investimentos voltados à saúde"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*