Secretários de Segurança Pública assinam protocolo de intenções em torno de soluções tecnológicas que agilizam os processos criminais
As secretarias de Segurança Pública dos Estados de São Paulo e Rondônia assinaram dois protocolos de intenções para compartilhar informações relativas à implantação de sistemas de Inquérito Policial Eletrônico (IP-e) e Gestor de Laudos (GDL).
Esses dois sistemas virtuais implantados no Estado de São Paulo permitem emitir digitalmente resultados de perícia e de investigação para dar mais agilidade aos processos criminais.
Os protocolos de intenção foram assinados pelos secretários Mágino Alves (SP) e coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza (RO). Para o titular da pasta no Estado de São Paulo “nenhum Estado está distante dos demais. Todos são interligados. Só conseguiremos combater efetivamente a criminalidade. se tivermos um olhar global com relação a isso”.
Em São Paulo, o GDL está em funcionamento nos núcleos do Instituto Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC). O sistema é integrado por meio eletrônico ao sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO) das delegacias.
Os agentes policiais recebem uma cópia digital do laudo pericial assim que ele é finalizado, de modo a poder prosseguir as apurações. Desde a implantação do sistema já foram expedidos virtualmente mais de um milhão de laudos por ano.
O IP-e, por sua vez, está em expansão desde outubro do ano passado, em conjunto com o Judiciário e o Ministério Público. Tanto o inquérito eletrônico quanto o GDL permitem enviar os inquéritos policiais diretamente aos fóruns e comarcas relacionados.
A medida também ajuda na economia de materiais e dá agilidade ao trâmite processual, uma vez que o delegado remete o inquérito virtualmente a um juiz. Dessa forma, os policiais ganham tempo e podem se dedicar a outras investigações.
Atualmente o sistema está presente em quase mil unidades policiais em todo Estado. O Inquérito Policial Eletrônico é interligado ao Sistema de Automação de Justiça (SAJ), utilizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e em fase de implantação nos fóruns de Rondônia.
Seja o primeiro a comentar on "São Paulo colabora com Rondônia com sistemas de tecnologia e segurança"