Samu: quando e como acionar o serviço de urgência médica

(Foto Gilberto Firmino)

Conheça os critérios para acionar o Samu e garanta o atendimento adequado em situações de urgência e emergência

Da Redação

João Pessoa, 15 de novembro de 2023 – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é uma referência vital em momentos críticos. Através do número 192, oferece assistência remota, regulação médica e envio de ambulâncias para atendimentos locais, disponível 24 horas por dia. Entretanto, é fundamental compreender os casos para os quais o serviço é direcionado para garantir a pronta assistência aos necessitados.

Por meio do atendimento telefônico, os técnicos do Samu coletam informações iniciais e encaminham a chamada para o médico regulador, que avalia a urgência do caso. O profissional pode fornecer orientações de saúde ou mobilizar equipes para o local de emergência, garantindo um atendimento ágil e eficaz.

Galileu Machado, coordenador geral do Samu-JP, explica que, em algumas situações, o atendimento pode ser realizado por telefone, enquanto o socorro é direcionado ao local da ocorrência, priorizando a urgência do caso.

Quando Acionar o Samu

O serviço deve ser acionado para situações como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto de risco, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, dores no peito, acidentes graves, afogamentos, choques elétricos, suspeita de infarto ou AVC, ferimentos graves, soterramentos, convulsões ou outras emergências com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.

Casos que não apresentem urgência ou emergência podem ser atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, como febres prolongadas, dores crônicas, vômitos, diarreias, dores de dente ou troca de sondas, entre outros.

Dados Estatísticos

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Samu Regional de João Pessoa recebeu 202.889 chamadas, sendo 33.810 direcionadas à Capital. Dentre esses casos, 52,4% receberam ambulâncias, 5,8% foram resolvidos remotamente e 31,8% foram cancelados por decisão médica, desistência do paciente ou interrupção da ligação.

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